terça-feira, 23 de março de 2010

MEU DEPOIMENTO EM VERSÃO ESTENDIDA

No site de Viver a Vida há uma versão estendida, de 5 minutos, de minha história exibida ontem depois da novela.
Aos que quiserem conferir, eis o vídeo

33 comentários:

  1. OLÁ, VI SEU DEPOIMENTO ONTEM, FIQUEI MUITO FELIZ...
    TENHA CERTEZA QUE PESSOAS COMO VOCÊ, É QUE FAZEM TODA A DIFERENÇA.
    PARABÉNS!!!

    ResponderExcluir
  2. Postei no meu blog ontem mesmo Roberto.
    Parabéns os(as) albinos(as), tem um ótimo representante!
    Estamos orgulhosos(as) de você!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, gostaria de parabenizar pela mensagem no horário nobre. Tambem sou abina, tenho muitas limitações, uso de subterfugios para driblar as dificuldades, tento levar uma vida normal, não me escondo, vivo a vida. Sou universitárea, tenho um cargo de liderança em um Call Center no interior de MG, sou solteira e moro com minha filha de 11 anos, que não é portadora do albinismo. Me vi na sua historia e na solução que encontrou para continuar. Também me sinto uma vitoriosa, pois, conquistei meu espaço. adorei te ver na TV, isso nos dá mais força para caminhar e enfrentar as ações do dia a dia. Sinto falta de um grupo com quem trocar experiências, mesmo vencendo barreiras, há sempre um momento ou dia em que somos abalados. Estou encaminhando meus email, gostaria de manter contato, quem sabe para unir forças e ajudar uma maioria a mais. wenisrp@yahoo.com.br Mais uma vez parabens. Wenis

    ResponderExcluir
  4. Robert, você é ótimo.Sempre foi um amigo muito especial.
    Professora Eva Cleide Berto

    ResponderExcluir
  5. adorei sue depoimento na novela,achei o maximo,serja sempre esse homem cheio de coragem,nao ligue pelo que os outros achao de vc,beijos e boa sorte na sua luta

    ResponderExcluir
  6. Há pessoas que vem ao mundo pra fazer diferença.
    Tenha certeza que você é uma delas.

    ResponderExcluir
  7. Linda história de vida....
    Todos albinos poderiam ter a coragem q vc teve,e falar mais sobre.....mtas pessoas como eu ja ouviram falar em albinismo,mais nem todas sabem oq realment é ..
    parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  8. Professor Roberto ou Robert como chamavamos na faculdade, é uma honra tê-lo tido como professor, ontem qdo o vi na tv não acreditei, fiquei emocionada, parabéns pela historia de vida, além de um gde ser humano um homen inteligentíssimo.Abraço

    Alessandra Palmieri - Promissão

    ResponderExcluir
  9. Olá Roberto, meu nome é Lilian, assisti a versão estendida de seu "depô"... Fiquei emocionada com sua história de superação de preconceitos! Quando eu era jovem, estudei com uma menina albina, e me lembro até hoje, que o primeiro dia dela na escola foi muito dificil (para ela)porque todas as crianças queriam vê-la, afinal era a unica menina albina que tinha na escola. Com o passar do tempo, ela já não era a "diferente", era como qq criança da escola, e se tornou amiga de todos.
    Você é realmente um guerreiro, parabéns por sua vitória! Você é um exemplo a ser seguido...
    Grande abraço!
    Lilian
    femali67@globo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, muito legal seu depoimento, é muito importante qdo um meio de comunicação como a tv da oportunidade para as pessoas se expressarem,parabens!

    Edilene

    ResponderExcluir
  11. PARABENS !!!!!!!!! VOCE E UM CARA MUITO LEGAL. DESEJO TODA SORTE PARA VOCE.
    UM ABRACO
    lidia

    ResponderExcluir
  12. Muito legal seu depoimento. Desejo toda felicidade do mundo para voce e que voce continue fazendo esse lindo trabalho.
    Um abraco
    Suzana

    ResponderExcluir
  13. Adorei ontem seu depoimento ...vc está de parabéns,é muito chato as pessoas ainda fazerem diferenças ,terem preconceito isso me deixa muito triste! Valeuuuuu!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Roberto, achei super a tua historia e o teu modo de levar a vida.
    Um grande beijo aqui da Italia.

    ResponderExcluir
  15. Oi, meu nome é Bia, eu tenho 13 anos, e eu te vi na novela Viver a Vida. Quando ouvi sua história fiquei muito comovida. Eu não sou albina, mas sou realmente muuuito branca, e por isso muitas pessoas me colocam apelidos e fazem brincadeiras de mal gosto, mas o que mais me assusta é que elas me chamam de albina, como se fosse uma ofença! Me identifiquei muito com sua história, e concordo plenamente com voce! Nós não devemos nos esconder, e sim nos aceitar como somos, e assumir isso. Eu estou feliz desse jeito, e não vou deixar comentários de mal-gosto me deixarem para baixo!!! Eu tb tenho um blog, e nele eu falo sobre meu dia-a-dia, e sobre ser voce mesmo. Adorei! Seu blog é muito legal!
    Abraços, Bia

    ResponderExcluir
  16. Você tá de parabéns, faço minhas palavras as palavras de todos aí em cima. Você é um exemplo de um brasileiro nato! Tudo do bom e do melhor pra você, Roberto, com certeza você merece. E parabéns pelo blog maravilho, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Então Roberto, eu não vejo a novela, pois, estudo a noite, mas uma amiga me falou do seu depoimento e me encaminhou o link do seu blog. Sou albina e assim como você também filha de uma empregada domestica, infelizmente hoje ela não está mais conosco. E morando no interior sofri os mesmos preconceitos por ser diferente. Sempre sofri com baixa visão, porém não deixei que fosse maior que eu ou um obstáculo para parar no meio do caminho. Procuro ser normal, embora seja dificil. Só agora consegui entrar na universidade e é um problema pois não consiguo acompanhar algumas aulas. Mas faço um esforço tremendo. E olha que já tentei chamar a atenção da faculdade para o meu problema, mas, sou apenas uma, ai então, imagino que eles tenham outras prioridades. Meu e mail è; janaibh@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Seu depoimento me chamou muita ateção, e me orgulho de ver que um homem pode vencer as barreiras da critica e dos rotulos, nosso povo adora rotular: magrela, branquela, gorda,preto.... acho isso horrivel. e sua exposição me deixou muito emocionada. Parabéns...

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Dr. Robeto, resolvi mudar minha vida depois que conheci a comunidade (Albinos do meu Brasil) e o seu blog... em um ano casei, engravidei, passei em um concurso e hoje posso dizer que valeu a pena sair para o mundo sem a vergonhade ser "diferente" ... obrigada por nos mostrar o caminho .... Amei o seu depoimento... e tenho certeza que muitos de nós diriamos as mesmas coisas ... pois nossas experiencias são bem parecidas.

    ResponderExcluir
  20. Hei, professor!!
    Sempre sinto orgulho ao vê-lo dividindo seus saberes com todos e lutando pela causa de um mundo com menos preconceito!
    Orgulho de você! Agora com todo esse oba-oba (que bom que ele existe!) seria lugar comum elogiá-lo e tudo mais. Mas a parte isso, você é realmente uma referência prá mim, não porque se superou, mas pelo simples fato de ter feito parte da minha vida e da minha formação de forma irredutível!! rs
    Parabéns!! Gosto demais de você!!!

    ResponderExcluir
  21. Nossa me emocionei com seu deppoimento...
    admiro muito a coragem de pessoas como vc..
    e realmente como dizem...
    Deus nunca da a cruz mais pessada doq podemos carregar..
    Que Deus te abençe e te proteja sempre...bjs
    adritiane

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Robert!!! Fui sua aluna na FUNEPE de 2000 a 2004, e fiquei muita orgulhosa quando te vi...me deu muitas saudades. Fiquei muito feliz ao saber do blog tb, uma otima iniciativa.
    Quando me dava aula ainda fazia doutorado, sempre muto esforçado. Você sempre me cativou com sua dedicação como professor, tanta paciência!!! Mas quando pisávamos na bola também, sai de baixo, era aquela bronca.
    Olha nunca fui boa aluna, nem me tornei boa professora, aliás nem exerço a profissão, mas me orgulho muito de ter sido aluna sua, do Fulanete, Adélia, Arlete... Muitas saudades!!!
    Parabéns!!! Um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  23. Olá. Meu nome é Luiza e acompanhei seu depoimento na TV .. É um exemplo maravilhoso de superação, determinação e força de vontade. Me emocionei muito quando vi e mais ainda agora, quando pude ver o depoimento inteiro. PARABÉNS! Se todas as pessoas tivessem a coragem que você teve, o mundo certamente seria melhor e menos preconceituoso. Você certamente faz a diferença!!!! Um beijo ..

    ResponderExcluir
  24. Oi Roberto, sou albina também e gostei muito do seu depoimento. eu também estou por aí, vivendo a vida superando limitações através do meu trabalho, da faculdade e, acima de tudo, com as pessoas que eu amo e que me dão muita força. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  25. oi tudo bem?vi seu depoi mento atraves de um site onde esta postada a novelas ,Achei muito linda sua historia enfrentou tanto preconceito ,tanta dificuldade mas conseguiu chegar onde queria e tenho certeza que voçê ainda pode ir mas longe bjssssss

    ResponderExcluir
  26. Parabéns por tua hitória de Vida...Superação e Determinação,essas duas palavras resumem a tua existência...Fiquei emocionada com seu depoimento e resolvi visitar seu Blog...simplismente, COMPLETO!!!!
    Mais uma Vez....Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  27. Caro Roberto
    Tenho o maior orgulho de ter sido sua amiga de escola.
    Vc sempre me ensinando.........tbém pudera....vc era o melhor aluno da sala.
    Que saudades daquele tempo!!!
    Parabéns pelo que vc é.
    Bjos da sempre amiga STELLA MARIS

    ResponderExcluir
  28. Rosângela Mian Librazi27 de março de 2010 às 21:41

    Roberto,
    Vimos seu depoimento na novela "Viver a Vida"
    ficamos emocionados em vê-lo , pois somos de Penápolis mas hoje moramos em Lins SP e lembramos recordamos muito bem tudo o que você disse sobre o preconceito , é a maioria dos seres humanos muitas vezes só tem olhos para o que é diferente esquecendo que o diferente possa ser a gente mesmo .
    Adoramos vê-lo e saber que esta bem VALEUUUUUU
    Abraços Penapolenses

    ResponderExcluir
  29. Olá professor!!
    Gostaria de dizer que você é uma pessoa com uma história maravilhosa e que motiva os outros a seguir mesmo diante das piores dificuldades (que as vezes nem são tããão piores assim)Parabéns e obrigado por fazer parte das minhas noites de quinta-feira, sempre com a paciencia e o bom humor de sempre rss...
    Abraços de sua aluna do 3º termo de letras - UNIESP

    ResponderExcluir
  30. AMEI SEU DEPOIMENTO, na verdad, embora a novela ñ ser muito boa a ideia do autor d expor depoimentos no final é ótima! Isso faz as pessoas verem o ponto d vista das outros e criarem uma admiraçao e respeito por tais. VC é um verdadeiro cidadao.Muito obrigada, lhe desejo o melhor!!!!

    ResponderExcluir
  31. Roberto.

    Fui seu colega do NEHO anos atrás e fiquei feliz de ver você na novela e de conhecer seu blog.
    Ficamos fortalecidos em saber que a exposição dos problemas é capaz de gerar políticas públicas que podem beneficiar pessoas.
    Obrigado pela coragem.
    Lourival (UFMS)

    ResponderExcluir
  32. isso aí roberto!
    o mais importante é que, não somos apenas albinos, ams somos seres humanos, como qualquer outro, que pode conseguir tudo o que quiser e sonhar, se tiver a força de vontade, bom animo e vontade de ser feliz!
    parabéns!
    beijos,
    dre

    ResponderExcluir
  33. Vera......disse:
    Roberto, acessei o Youtube para procurar videos sobre o albinismo na África, e desta forma tive o prazer de conhecê-lo, e a seus vídeos!...
    Entrei então em seu blog, e tive a grata oportunidade de poder deixar um comentário neste vídeo da novela, que não vi por não ter o hábito.
    Você tem sido um desbravador!...um soldado que está deixando de ser anônimo.
    Coloquei um link para o seu, em meu blog,que fiz para comunicações culturais e em biologia:
    http://verabiovillalva.blogspot.com

    ResponderExcluir