sábado, 13 de março de 2010

DOCUMENTÁRIO ALBINO

In My Genes é um documentário dirigido por Lupita Nyong-o, que apresenta a vida de diversas pessoas com albinismo vivendo no Quênia. Exibido no internacionalmente aclamado African Film Festival, em abril de 2009, na cidade de Nova York, In My Genes ganhou o prêmio de Melhor Documentário no Five College Film Festival, em Northampton, 2008; e no Africala Film Festival, na Cidade do México, 2008.
A diretora comenta:
Embarquei nesse documentário como forma de educar a mim e aos outros a respeito do albinismo e também para salientar o estigma, a discriminação e a perseguição que as pessoas com albinismo enfrentam devido a sua diferença. É alarmante que essa condição especial – existente em todas as etnias e em quase todas as espécies – seja ao mesmo tempo hiper-visível e socialmente invisível (em minha pesquisa, não achei nenhuma história tradicional que tenha personagens albinas, por exemplo).
Meu objetivo ao fazer esse filme foi, portanto, contar a história detrás do silêncio. Escolhi focar as experiências pessoais e íntimas de pessoas albinas que superaram os obstáculos sociais a fim de contribuírem para a pletora de histórias culturais positivas, das quais elas têm sido excluídas há tanto tempo.
As 8 pessoas que escolhi representam albinos de diferentes contextos econômicos e sócio-culturais, os quais, a despeito de experiências e opiniões muito distintas, unem-se pelo aspecto da auto-afirmação. Eu quis capturar o espírito de indivíduos que perseveraram em face de grande hostilidade e perigo.
(Entrevista encontrada em http://www.cameroonechoes.com/cameroonechoes/2010/02/in-my-genes-remarkable-documentary-by-star-of-shuga-series-lupita-nyongo.html )

Infelizmente, não consegui localizar a íntegra do documentário, mas há um trailer no You Tube.


3 comentários:

  1. Roberto parabéns pela força que você possui,pela garra de lutar e caminhar sempre pra frente. Sou professora de Biologia e já tive alunos albinos e tenho amigos albinos também.Mas nenhum deles possui um terço da sua força.Fiquei feliz pois, ao chegar em casa do colégio enquanto me arrumava para o banho liguei a tv e pude ouvir o seu depoimento.A única coisa que posso dizer é obrigado por você existir e passar essa luz pra outros que precisam,mil beijos.

    ResponderExcluir
  2. Eu vi vc no documentário em viver a vida e eu entendo oq vc sente as vezes que é o preconceito.Eu tenho 10 anos e eu acho muito bom vc aproveitar a vida que tem e eu fico meuito feliz por vc!

    ResponderExcluir
  3. Amei td issoo. me estimulou a querer viver com tds as minhas impossibilidades........... parabéns pela força de vontade........agora ganhou uma fã...

    ResponderExcluir