sábado, 20 de março de 2010

DE SABRINA SATO À REYNALDO GIANECCHINI


Dia 28 haverá concurso pra admissão de professores pra rede estadual no estado de São Paulo. Sempre que isso acontece, cursos preparatórios são elaborados, proporcionando oportunidade de revisão da bibliografia pelos candidatos e de ganhar uns trocados extras pra nós professores mais graduados, digamos.

Em Penápolis, terra da Sabrina Sato, há mais de um curso preparatório em andamento. No prédio da facul local funciona um. Fui convidado a discutir com os alunos a parte da bibliografia concernente à literatura ou a que envolve área fronteiriça entre lingüística e literatura. Vários autores, muita coisa a falar. Antônio Cândido, Alfredo Bosi, Massaud Moisés, Terry Eagleton, Baktin... Durante 2 domingos, dei 8 horas de aula, com intervalo de apenas uma hora pra almoço! Ontem de manhã, 2 horas finais pra discutir Teoria da Recepção e Estilística. Ufa!

Em Birigui, terra do Reynaldo Gianecchini, também tem curso preparatório acontecendo. Os leitores mais assíduos hão de lembrar que comecei a lecionar numa facul de lá este ano. Ver postagem http://www.albinoincoerente.com/2010/02/quem-tem-boca-vai-terra-do-gianecchini_17.html

Pois bem, sexta-feira retrasada estava eu bem calmo em frente ao computador, quando um colega professor que trabalha na Diretoria de Ensino, me telefonou dizendo que procuravam alguém pra concluir um curso preparatório em Birigui. A professora contratada ficara dodói e desistira. Faltavam uns 4 livros pra serem discutidos.

Anotei o fone da coordenadora do curso e continuei o serviço que fazia antes de ser interrompido pelo convite. Depois do almoço, liguei pra responsável pelo curso biriguiense. Ela me disse quais livros faltavam e que se eu topasse, as aulas seriam já no dia seguinte, à tarde, das 13:330 às 16:30. Enquanto ela me dava coordenadas, eu consultava a net pra ver horários de ônibus de ida e volta. Se o pagamento por aula e os horários de busão fossem confortáveis, estava decidido a aceitar. Não faço objeção a ganhar dinheiro! Além do valor pago ser compensador, havia auxílio transporte. Eu teria que esperar um par de horas antes e depois da aula porque dependia do horário do ônibus. Como estou acostumado com isso, nem liguei e disse que topava.

Ela me passou o endereço e usei a mesma tática narrada anteriormente: disse que ela me reconheceria prontamente porque sou albino. Fácil, tão vendo só?


A despeito da baixa visão, não me abalei sequer por uma fração de segundos. Se vocês releram a postagem acima indicada, se lembram de que quando fui à faculdade em Birigui pela primeira vez, peguei o cartão dum moto-taxista. Ao chegar na rodô bastou ligar pra ele e relembrá-lo que eu era aquele passageiro “bem branquinho”. Ele se recordou na hora!

Munido do endereço, tudo foi tranqüilo. Ele não me deixou exatamente na porta em que tinha que entrar, mas as indicações dadas pela professora estavam precisas e, além do mais, chequei com uma moça na Igreja Matriz, em cuja adjacência se realiza o curso.

Apertei o botão do intercomunicador, me abriram a porta e apenas tive que subir uma escada de madeira pra chegar à sala de aula.

Pra variar, encontrei ex-alunas de Letras entre os candidatos se preparando pro concurso. Dessa vez até uma ex-colega de graduação encontrei! Foram 3 horas de trabalho duro, mas compensador.

Pra voltar à Penápolis bastou chamar o moto-taxista pra me levar à rodoviária, comprar a passagem e esperar, ouvindo meu inseparável mp3 player e reaplicando meu protetor solar!

Não há porque alguém com albinismo e/ou visão baixa não possa ter vida produtiva e movimentada, bastante independente, como a minha. Claro que são necessárias oportunidades pra que isso se concretize. Para tanto, necessitamos lutar, falar, agir. Assim, mais albinos poderão viver a vida!

Se você estiver lendo essa postagem no domingo pela manhã, saiba que saí de casa às 5 e pouco da madrugada e voltarei no meio da tarde, porque hoje são as últimas aulas em Birigui. Na mochila, protetor solar, sempre! Também usarei moto-táxi pra voltar pra casa, assim evito exposição prolongada ao sol da tarde, que será abrasador, creio.

(Nossa, ouvi tanto essa música, mas tanto, que achei que o mp3 ia furar!! Adoro tanto que tô colocando 3 versões nesta postagem!)



Um comentário:

  1. Parabens vocë é um vencedor vi de relance vc na tv acho que nos que somos discriminados por alguma razáo temos a obrigaçao de vencer e mostrar a todos que somos táo capazes quanto eles me escreva deise-borges@bol.com.br
    Aguardo fique sempre com DEUS

    ResponderExcluir