terça-feira, 31 de dezembro de 2019

MELHORES DE 2019 – PARTE II

Roberto Rillo Bíscaro

Não importa ano de lançamento; para constar na lista de melhores do ano, basta ter aparecido nas seções de música, TV, cinema ou literatura.

Para relembrar a relação dos melhores do primeiro semestre, acesse:



MÚSICA

– Alexandre Andrés, Bernardo Maranhão e André Mehmari: Um álbum deslumbrante e diverso da nova geração da nossa rica MPB.

Psychocandy – The Jesus and Mary Chain: Há 35 anos, quatro escoceses mudaram a história do rock, por isso é importante celebrá-los.


Nattfiolen – Jordsjø: Os noruegueses fazem um som elaborado, com influências de rock progressivo dos anos 70, folk e trilhas de filme de horror também dos anos 70.

Sossego – Pietá: O trio volta mais incisivo em seu denso segundo álbum, incluindo elementos de rock a sua MPB.

Fertile Ground - de Farmhouse Odissey: O terceiro álbum dos norte-americanos abunda em sofisticação em um prog sinfônico muito atual.

Gryphon – Reinvention: Prog folk britânico, que se reinventou e permanece preciso e precioso.

América - Bedibê: O segundo trabalho dos paulistas une diversos estilos num som melódico, que agradará tanto a fãs de MPB, quanto de indie pop.

Careful - Boy Harsher: O duo norte-americano faz um eletro fascinante, com vocais que transmitem depressão e desejo ao mesmo tempo.



TV
Sebastian Bergman - Um perturbado psicólogo ajuda a polícia sueca a desvendar crimes brutais.

De Dag - Um assalto a banco na Bélgica é analisado sob diversos pontos de vista, durante e depois da ação, cheia de reviravoltas.

DCI Banks - O Detetive Inspetor-Chefe Alan Banks e sua equipe investigam casos, baseados nos romances de Peter Robinson.

Chernobyl – O desastre na usina nuclear soviética nos anos 80 contado em excruciante detalhe.

Äkta Människor - Em um presente paralelo, o uso de androides é comum. Os hubots, são usados ​​como trabalhadores e companhia. Enquanto algumas pessoas abraçam esta nova tecnologia, outras estão assustadas com o que pode acontecer quando seres humanos são substituídos como trabalhadores, pais e até mesmo amantes.

Jane, a Virgem – As cinco temporadas de Jane, a Virgem são explosão de humor, criatividade, comédia e emoção.

Inacreditável - Uma jovem é acusada de falsa denúncia de estupro. Anos depois, duas investigadoras encaram casos assustadoramente parecidos. Série inspirada em fatos.

The Looming Tower - The Looming Tower acompanha a crescente ameaça de Osama Bin Laden e da Al-Qaeda no final dos anos 90 e como a rivallidade entre o FBI e a CIA durante essa época pode ter, de forma não intencional, definido o caminho para a tragédia do 11 de setembro. 

CINEMA
Peranbu - A jornada emocional e geográfica de um pai, que precisa aceitar sua filha com severo caso de paralisia cerebral.

A Transfiguração - Milo é um jovem fascinado por vampiros. Quando ele conhece Sophie, os dois forjam um vínculo que desafia a obsessão de Milo e sua percepção do que é fantasia ou realidade.

Badla - Um renomado advogado assume o caso de uma mulher acusada de matar o amante. Quanto mais eles tentam desvendar a verdade, mais obscura a situação fica.

Border - Um filme sueco fascinantemente estranho e estranhamente fascinante.

Temporada - Juliana deixou a cidade natal para trabalhar como inspetora de combate à dengue. Com a mudança, ela embarca numa jornada inesperada rumo à independência.

LITERATURA
Stagestruck, de Peter Lovesey: Uma história de detetives às antigas, sobre uma estrela pop, que tem o rosto queimado em pleno palco de um tatro.

The Abominable Man, de Maj Sjöwall e Per Wahlöö: O brutal assassinato de um chefe de polícia revela uma Suécia meio distante do ideal bem-estar social, neste clássico da literatura policial escandinava.

The Caveman, de Jorn Lier Horst: Dois corpos quase mumificados são encontrados em dois pontos de uma pequena cidade norueguesa. O detetive William Wisting e sua filha jornalista começam a investigar as duas histórias separadamente. Mas, será que são casos independentes?


Nenhum comentário:

Postar um comentário