segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CAIXA DE MÚSICA 253

Resultado de imagem para rumer this girl in love
Roberto Rillo Bíscaro

Em um de seus vários clássicos contemporâneos da música popular, o compositor Burt Bacharach e o letrista Hal David reclamam ao Criador que não precisamos de mais rios e montanhas: já os há demais para transpor. Tudo de que o mundo precisa é amor (quando se vive muito bem na Califórnia e não na Etiópia tende a vir “naturalmente” a noção de que há campos de trigo em demasia...).
Aproveitando o questionamento de What The World Needs Now Is Love (1965) poder-se-ia indagar se o mundo precisa de mais um álbum-tributo a David/Bacharach. Que me lembre, resenhei símiles de Elvis Costello, Traincha e Ronan Keating. Rumer não perguntou a ninguém e dia 25 de novembro lançou This Girl’s In Love – a Bacharach & David Songbook. O marido da chanteuse, Rob Shirakbari, trabalhou com Burt e é o responsável pelos arranjos e produção, segunda coleção de covers de Rumer, se não contarmos com o frankensteinico B Sides & Rarities.
Felizmente – e como era de esperar dado seu passado – Rumer não tenta reinventar o hambúrguer, mas consegue pincelar de personalidade canções regravadas à exaustão (nunca pra devotos do Mestre), como The Look Of Love, que ao invés de ganhar manjado solo dalgum instrumento de sopro, tem um de violão. A anglo-paquistanesa tem uma calma obstinada em suas interpretações e logra a rara qualidade de não fazer destoar essa delicadeza vocal com algumas orquestrações luxuosas.
O desserviço carimbador da imprensa em rotulá-la como a nova Karen Carpenter (repouse na glória, amada!) colocava extrema pressão na releitura de (They Long To Be) Close To You, afinal, apesar das n regravações, a dos Carpenters é a definitiva para não poucos. Continua sendo, mas Rumer não a copiou simplesmente. Ao desacelerá-la ainda mais e despi-la quase que apenas a piano mínimo e voz, Rumer apropriou-se do material com abordagem própria. O momento mais Carpenters em This Girl’s In Love é Are You There (With Another Girl), delícia easy listening plena e absoluta à meados da primeir metade dos 70’s. Karen e Dionne Warwick (uma das intérpretes definidoras de Bacharach) podem ficar sossegadas; sua tradição está em boas cordas vocais.
Outro trunfo do LP é apresentar material relativamente pouco relido. One Less Bell To Answer e a bossa-jazz de You’ll Never Get to Heaven (If You Break My Heart) vem com Balance Of Nature, numa adorável retomada de canções que mereciam o selo de qualidade Rumer. Balance, aliás, tá mais Burt que o Mestre em pessoa! Dá vontade de caminhar assobiando e chutando pedrinhas com Robert Redford, Paul Newman e Katherine Ross. De bike não, porque não combina com o ritmo (analogia só pros bem fanáticos de Burt!).
Retomando a questão: o mundo precisava de mais essa coleção de regravações de Bacharach/David? Sendo de Rumer, sim, desesperadamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário