terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

TELINHA QUENTE 245

Resultado de imagem para 7 años netflix

Roberto Rillo Bíscaro

Como professor, dificilmente deixo de avaliar qualquer coisa que veja em relação a seu potencial pedagógico, na maioria das vezes especificamente para outras disciplinas que não as por mim lecionadas (português/inglês), porque não há muitos filmes por aí sobre análise sintática ou present perfect como temas. Óbvio que as produções podem ser usadas no ensino de língua, mas quando vejo Merlí, por exemplo, primeiro me vem à cabeça projeto na área de filosofia, por ser mais especifico.
Quando vi 7 Años (2016), primeira produção espanhola da Netflix, imaginei sua serventia pralgum docente em curso de técnico em administração ou adjacentes. Mas não apenas, nessa época de dinâmicas de grupo pra selecionar estagiários/funcionários. O filme às vezes lembra uma dessas dinâmicas descarriladas pro mal.
4 sócios duma empresa sonegaram o fisco, mas foram descobertos e em breve um delegado virá à sede pra prendê-los. Daí, um estratagema: que um assuma a culpa e vá pra cadeia por 7 anos. Um mediador é contratado pra que os prós e os contras sejam pesados e o boi de piranha escolhido.
O modesto orçamento não compromete 7 Años, que se passa num só ambiente e parece peça de teatro. Pra quem aprecia filme com bastante diálogo é prato cheio. Ao longo duns 70 minutos, vamos nos inteirando das funções, qualidade e defeitos de cada sócio e aí residirá uma das possibilidades de aproveitamento em sala de aula. Levando em conta os atributos profissionais de cada um dentro da empresa, qual seria o prescindível? Com relação ao papel do mediador; este foi realmente eficaz?
Apesar do final algo preguiçoso, 7 Años não faz feio em seu desenvolvimento, revelando diversas facetas e segredos das personagens, bem ao gosto de tantos dramas psicológicos que reúnem gente num local e soltam demônios. Só, que neste caso, domesticados pela tentativa (hipócrita?) de ética, polidez, profissionalismo e máxima relação custo-benefício corporativo. Assim, há mais níveis de discussão em jogo do que à primeira vista.
Que bom ainda haver espaço pra filmes mais quietos, dramaticamente intensos e que ainda interessem e possibilitem discussões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário