segunda-feira, 30 de maio de 2016

CAIXA DE MÚSICA 220

Roberto Rillo Bíscaro

Karina Buhr é inquieta baiana que já trabalhou com artistas tão díspares quanto Marina Lima, Antônio Nóbrega, Mundo Live S/A e bandas de pífanos. Ecletismo musical soma-se à variação no cardápio expressivo: ela já atuou no Teatro Oficina, de José Celso Martinez Correa, aquele mesmo que encenou O Rei da Vela pela primeira vez, em 1967. Além disso, também escreve e desenha.
Lançando álbuns desde 2010, seu terceiro polemizou antes mesmo de chegar ao mercado, porque a capa de Selvática (2015) traz a moça de tetas de fora. Numa conjuntura em que isso é arrojo, Buhr recusa-se a seguir caminho de cantora de MPB tradicional e seu álbum traz convidados do rock como o guitarrista Edgar Scandurra , do oitentista Ira! e Cannibal, do Devotos do Ódio. Enquanto Céu reorienta nossa música popular para paragens eletropop, Buhr pega mais pesado e o resultado em ambas é salutar renovação em nosso cancioneiro.
Recusando o papel de recatada e do lar, Selvática traz letras contestadoras da submissão feminina ao macho e à família, mais explicitamente na faixa-título, que fecha o álbum com declamações de Denise Assunção e Elke Maravilha, sobre base de guerrilha noise pop, subgênero que também informa Conta Gotas. Buhr cospe no papel de princesa por sobre guitarras psicodélicas em Eu Sou Um Monstro e desmascara a chatice da idealizada família, propriedade e tradição, em Pic Nic, que não soaria deslocada no repertório da inglesa alternativa oitentista cyberpunk Anne Clark.
Esôfago tem clima psych rock e Cerca do Prédio é punk music denunciando a especulação imobiliária na metrópole. No lugar do Destroy, de Johnny Rotten, o “chega de prédio”, de Cannibal. Dragão flerta com reggae, ritmo sobre o qual Karina cai de boca em Alcunha de Ladrão. Vela e Navalha tem guitarra-pernilongo bluesy e para quem acha que álbum nacional tem que fazer referência à prata da casa, Rimã tem clima nordestino. Mas, está abstraído na percussão, que junto com guitarras oniricamente etéreas e intervenção de trompete à Belle and Sebastian, popifica o Nordeste. Grande sacada.
No site de Karina Buhr, você ouve/baixa gratuitamente sua discografia, que rejuvenesce nossa MPB. 
O Youtube também tem Karina Buhr, então não cola a desculpa de “falta de acesso”:

Nenhum comentário:

Postar um comentário