quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

TELONA QUENTE 146

Roberto Rillo Bíscaro

Por causa d’O Sexto Sentido, o diretor, roteirista e produtor M. Night Shyamalan foi adulado a ponto de ser chamado de o próximo Spielberg. Há anos amargando fracassos de público e/ou crítica, já sabemos que ele não superará o diretor de ET, mas, ano passado, tentou voltar ao topo com A Visita, que agradou alguns e rendeu certa grana, embora a produção tenha sido indigente se comparada ao orçamento que Shyamalan acostumara-se a trabalhar com.
2 irmãos vão passar uma semana na fazendola nevada (por quê no último dia da visita, a paisagem parece de outono e não de inverno; alguém me explica onde foi parar toda aquela neve?)  dos avós, os quais jamais viram nem em foto, porque a mãe não se dava com eles. No começo tudo OK, mas aos poucos um quadro de demência/senilidade desenha-se e não é só em um dos idosos.
The Visit não funciona de todo, porque boa parte da película não é interessante nem pra construir suspense. Porém, quando o trem começa a descarrilar, Shyamalan mostra que ainda possui algumas cartas na manga. Embora alguns revisores tenham sido bondosos, não esqueçamos que prum cara como esse, A Visita não representa volta pra cima. O filme tem seus momentos tensos  e realmente cresce, mas é digno de realizador menos tarimbado.
Toda a história é filmada pelas câmeras do casal de irmãos, porque a garota tencionava fazer um documentário sobre o imbróglio da mãe com os avós e o reencontro. Mas, não é um found footage film. Becca estava fazendo seu documentário e dominava rudimentos de narração cinematográfica, daí a presença de fades e bons enquadramentos. Tem até entrevista com a mãe, depois do ocorrido. Como falar em imagens achadas blá, blá, blá? Essa “problematização” do sub-gênero até me chamou a atenção em A Visita.
Também estão ótimas algumas atuações, especialmente a da avó, e a reviravolta na trama é legal. Pé no saco mesmo é aquele menininho fazendo rap ruim. Quase torci pros avós.
Dá pra ver de boa, mas não espere nada demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário