sábado, 6 de fevereiro de 2016

ALAGOAS CUIDA

Sesau assegura protetores solares para quilombolas albinos e portadores de lúpus

18 mil unidades, com fator de proteção 30 e 60, foram adquiridos para suprir a demanda anual


Para garantir a segurança e prevenção do câncer de pele para as populações quilombolas albinas e pacientes diagnosticados com lúpus eritematoso a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza a distribuição de protetores solares. A substância foi distribuída às administrações municipais em Santana do Mundaú e União dos Palmares, onde há comunidades quilombolas. 
De acordo com a assessora técnica do Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf), Renata Castro, o uso dos protetores é importante, pois previne o câncer de pele. “Pessoas com albinismo possuem uma deficiência na produção de melanina e por isso precisam se proteger constantemente com os protetores”, destacou a assessora.
A gestão estadual adquiriu 18 mil unidades do produto, sendo 3 mil com fator 30 e 15 mil com fator 60. “A quantidade é suficiente para responder a demanda anual de Alagoas, garantindo a continuidade do uso e a segurança clínica dessas pessoas”, reforçou.
Além das comunidades quilombolas também é assegurada substância para os pacientes diagnosticados com lúpus eritematoso sistêmico (LES), que é uma doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins e cérebro. Renata Castro explicou que doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo por engano.
No caso dos pacientes com lúpus o paciente deve se cadastrar no Ceaf passando primeiro por uma consulta médica, onde serão realizados exames para detectar a patologia. Com o laudo em mãos, o paciente ou familiar deve ir à sede da unidade, localizada na Rua Goiás, bairro Farol, em Maceió. Após o cadastro, o usuário é informado sobre o dia que deve se dirigir ao Ceaf para receber o protetor na quantidade indicada para o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário