segunda-feira, 20 de abril de 2015

CAIXA DE MÚSICA 166

Roberto Rillo Bíscaro

E não é que já se passou quase uma geração desde o single de estreia do The Prodigy, em 1991? Charly começou a escalada do trio inglês do underground das raves pro estrelato mundial do elogiado álbum Fat of the Land (‘98). Detonando o bom-mocismo da dance music oitentista, o Prodigy misturou electronica, techno, hip hop, funk, rock, hardcore e junto com compatriotas como o The Chemical Brothers promoveu música dançável mais agressiva e instigante. Arautos alternativos, Liam Howlett, MC Maxim e Keith Flint tiveram impacto tremendo na zona fronteiriça entre underground e música “de massa” e influenciaram diversos sub-gêneros dançáveis como o Big Beat.
Após hiato de 7 anos, os caras de Essex lançaram The Day Is My Enemy no final de março. Fiquei muito curioso pra saber se o The Prodigy ainda tem alguma relevância, afinal, o cenário da música eletrônica atual é bem distinto do mundo pré-Skrillex de 2008. O dubstep reinou no pedaço e me perguntei se ainda haveria espaço pra “sujeira” e raiva, descendentes diretas da música punk, na assepsia bem comportada da geração EDM. Há, porque The Day is My Enemy entrou em primeiro na parada britânica e no Top 5 da parada dance/eletrônica da Billboard.
O álbum começa com The Day is My Enemy. O Prodigy pegou 2 versos duma canção de Cole Porter (superapropriados pra pessoas com albinismo; amei!), cantados numa voz anos 40,50 e bombardeou-a com batucada digital malévola, teclados ameaçadores e toda sorte de efeitos bolados. The Prodigy definitivamente deve ser evitado por quem associa dance music e fofuras saltitantes pra pleiboizinho e guelzinha curtirem na balada de Camaro amarelo.
Nastyen abre com aquela guitarra meio suspensa – marca registrada do Prodigy – pra estourar em percussão jungle e vocal descendido de Johnny Rotten. Pra comprovar suas raízes punk, o álbum tem faixa chamada Destroy, lema dos Pistols em Anarchy in the UK. Mas a pegada aqui é mais Techno mesmo.
Rebel Radio é puro rave music insana infestada de vocais robotizados como os ouvidos nos shows do Kraftwerk (e você achou que não haveria cromossomo K no álbum?!). Ibiza é um bombardeio de sons de vídeo game nos DJs do requisitado paraíso espanhol, faceless, bonitinhos e cheirosinhos demais pro Prodigy. What’s ‘e fuckin’ doin’?. A porrada de Rok-Weiler, antes de ser influenciada pelo dubstep, mostra de onde veio o movimento. Confira a virada da percussão no início. Urgente, nervosa, é The Prodigy no seu mais revoltado e raivoso; ótima.
O defeito de The Day Is My Enemy é sua duração. Difícil manter a inspiração em 14 faixas, então, de Wild Frontier em diante, temos que viver no intercalo de canções boas com outras nem tanto. O resultado é que ao final do “Dia” a sensação é de certo enjoo.
Ainda relevante, o The Prodigy veio com tanta sede ao pote que exagerou no jato d’água disparado. Mas, basta deletar algumas chaticezinhas que dá um excelente disco pra botar as exus pra fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário