quinta-feira, 26 de junho de 2014

TELONA QUENTE 91

Roberto Rillo Bíscaro

Quando cinema era mais popular do que TV, o público seguia os serials como hoje viciamos em séries. Se você não está familiarizado com os serials, leia a postagem sobre Zombies From the Stratosphere, aqui.
Vi os 12 capítulos de Radar Men from the Moon (1952), da produtora Republic, que sucedeu Zombies e apresentou o mesmo protagonista, Comando Cody e seu traje-foguete e máscara que devia ser desconfortável demais pra usar. O seriado virou cult a ponto de banda de space rock holandesa se apropriar do nome.


A atmosfera lunar definhou e a população não pode mais cultivar ou ficar ao ar livre, por isso, o comandante selenita decide invadir a Terra. Pra enfraquecer nossas defesas, envia pra cá incrível força-tarefa de homem só, que contrata 2 criminosos pra ajudá-lo. A Terra restringe-se a uma região perto de deserto nos EUA. Deserto era bom pra filmar porque não se necessitava pagar locação.
O baixo orçamento determina quase tudo. A lua é o mesmo deserto. Nosso satélite tem gravidade similar a nossa e o imperador deve fazer quase tudo sozinho, porque só vemos ele e um par de outros. Quando Cody e seus camaradas visitam a lua são perseguidos por apenas um veículo e olha que a lua tem poderio e tecnologia superiores às da Terra!
Essas e outras coisas emprestam tanto charme a produções como Radar Men from the Moon, que não passam de histórias de aventura e perseguição disfarçadas de ficção científica. Em todo capítulo há brigas onde ninguém se machuca em dar/levar soco e o chapéu não cai de jeito nenhum! Segundo consta, tudo sem dublê, porque não havia verba. Daí também dizerem que o pobre Comando Cody quebrou o nariz durante as filmagens.  
E dá-lhe perseguição de automóvel, acrobacias com e em aviões, muita imagem reciclada de outros serials e de dentro do próprio e a deliciosa explicação da única personagem feminina sobre o porquê deve participar do voo à lua: “vocês vão gostar de ter alguém pra cozinhar pra vocês, não vão?”
A versão que vi foi baixada via torrente, mas no You Tube parece que existem os 12 capítulos com legendas em português. Não dá pra perder, gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário