segunda-feira, 5 de maio de 2014

CAIXA DE MÚSICA 124



Italo Prog - I


Roberto Rillo Bíscaro
A Itália é curiosa. Quando algum gênero musical cai em suas graças, os italianos copiam e maximizam tanto alguns aspectos, que obrigam a criação de subgêneros prefixados com ítalo. Já escrevi sobre Italo Disco.   

Com o rock progressivo não foi distinto. Nos anos 70, mormente na primeira metade, a Bota empipocou-se de bandas geralmente inspiradas em modelos britânicos, mas injetando certa “italianidade” nos vocais dramáticos (muitos muito ruins), instrumentação épica, enfim, o exagero.

A quase totalidade dessa produção periga ser esquecida, embora esteja cada vez mais disponível, por exemplo, com álbuns completos no Youtube.

Entrei numa fase de Italo prog e quero compartilhar algumas impressões com vocês.  
Comecei com Alphataurus (1973), da banda homônima. Peccato d´orgoglio tem quase 13 minutos e é pérola. Começa meio jazz fusion, entra prum caminho meio lento, mas depois vem a onda de órgãos Moog e Hammond e o paraíso prog sinfônico começa.2 canções curtas, sendo que a instrumental Croma traz um daqueles trechos melódicos inesquecíveis. Dopo L´uragano é a mais fraca sem ser ruim, mas a influência é mais hard rock e blues. As 2 últimas fixas com seus quase 10 minutos cada retomam o clima sinfônico ao estilo Emerson, Lake & Palmer.  Ombra Muta finaliza o álbum apoteoticamente, com semi-duelo de guitarra e órgão. Recomendado.

O Biglietto Per L'inferno lançou álbum homônimo em 1974, com letras em italiano e vocais às vezes derrapantes, que não comprometem a boa qualidade do trabalho. Prog sinfônico ao estilo de Genesis (fase Nursery Crymes) e Jethro Tull, com pitadas de hard rock, como em Il nevare e Confessione que vem em versão com letra e instrumental. Ansia abre o álbum com estilo Genesis fase Tresspass e grande trabalho dos órgãos, que se repete na alternadamente melódica e agressiva Uma Strana Regina, com sua descarga rápida de flautas a La Jethro. Fã de prog sinfônico geralmente valoriza longas canções, porque gostamos de filigranas (pseudo-)eruditas, então os mais de 13 minutos de L’Amico Suicida tornam-se o chamariz da obra. Exceto pelo vocal ruim do começo, a faixa sacia gostos sinfônicos e o grupo evitou experimentalismos que arruinaram muitas canções do gênero. Ora, se curto sinfônico é porque sou mais conservador, quero longas suítes de música “clássica” plugadas na tomada. Há bandas que cortam o T com ruídos e esquisitices no meio das canções. Felizmente, isso não ocorre aqui. Outro álbum recomendado.
O Le Orme tem longa trajetória, tendo passado por diversas fases. Collage (1971) marcou a entrada da banda na seara progressiva e foi muito influenciado por grupos como o The Nice. A faixa-título instrumental é um sonho pomposo de symphonic prog, repleta de órgãos e momentos que remetem à música erudita. As lentas Era Inverno, Immagini e as energéticas Cemento Armado e Sguardo Verso il Cielo trazem complexos momentos de piano, órgãos analógicos, alguma guitarra e bateria que agradarão a fãs de ELP e Genesis. Evasione Totale tem um clima meio psicodélico a la The Doors, especialmente no teclado e certos trechos soam como experimentação Krautrock; não é prato muito apetitoso pra fãs de prog sinfônico, mas não chega a ser entediante, porque o clima de experimentação dá lugar a um órgão eclesiástico pra voltar a ser The Doors. Collage ainda não é o ápice prog de Le Orme, mas é lindo. Il Rovescio Della Medaglia inscreveu seu nome na história do rock progressivo com o fundamental Contaminazione (1973). A contaminação aludida é a do rock no mundo da música erudita, uma vez que o álbum é baseado em fragmentos do Cravo Bem Temperado, coleção de música pra teclado solo, de Bach. Tocando com uma orquestra, o RDM alterna momentos barrocos com roqueiros em esfuziantes/virtuosas instrumentação e harmonias vocais. Instrumentos “eruditos” soando experimentalmente e instrumentos “roqueiros” adquirindo funções “clássicas”. O álbum dá a impressão dum contínuo - com faixas curtas (pra prog 4 minutos não são nada) – sendo difícil destacar uma faixa, mas tente La Mia Música e sinta a emoção do vocal e a beleza do arranjo. Fácil afirmar que é indispensável pra conhecer Ítalo Prog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário