sexta-feira, 9 de maio de 2014

AMEAÇA ALBINA

Cobras albinas ameaçam ambiente da Gran Canária


São albinas, não têm veneno, mas estão a dar cabo da Gran Canária. Para salvar a biodiversidade desta ilha espanhola, as autoridades ambientais convocaram especialistas de todo o mundo para travarem a reprodução da cobra real californiana.

 
 As cobras reais californianas do tipo albino não são venenosas para o ser humano, mas constituem uma ameaça à biodiversidade da maior ilha do arquipélago das Canárias. Os guardas florestais já mataram milhares de cobras albinas, 'filhas' de cobras de estimação que escaparam para a natureza.
O ambientalista Ramon Gallo, que dirige um projeto para controlar a população de cobras, diz que o lagarto gigante da Gran Canária é a maior vítima desta praga albina. Citado pela agência de notícias France Press, Gallo destaca que "este lagarto só existe na Gran Canária", podendo vir a transformar-se "numa espécie em perigo de extinção se as cobras se espalharem por toda a ilha".
"As Canárias são um laboratório biológico e as cobras estão a colocar em risco uma das espécies mais importantes da ilha", acrescentou Gallo: "Estamos a falar de salvar a biodiversidade das Ilhas Canárias, que é um dos principais atrativos deste arquipélago".
Esta quinta e sexta-feira, a ilha recebe especialistas internacionais, incluindo especialistas em cobras, norte-americanos, que participam numa conferência para discutir esta ameaça. 
Ramon Gallo explica que as cobras foram detetadas na natureza da Gran Canária em 1998, aparentemente descendentes de um pequeno número de animais de estimação que fugiram até zonas de bosque. Devido ao clima da ilha e por não terem encontrado predadores, mas sim muito que comer, a espécie reproduziu-se demasiado depressa.
Em 2011, a equipa de Ramon Gallo foi financiada pela União Europeia para fazer o recenseamento das várias espécies de cobras existentes na Gran Canária.
A cobra real californiana pertence à família Colubridae e é originária do oeste dos Estados Unidos e do norte do México. Em adultas, têm um tamanho que vai dos 70 cm ao metro de  comprimento. Têm muita saída como animal de estimação e existem em várias cores. A maioria das que habitam na Gran Canária, são do tipo albino - brancas com riscas amarelas e olhos cor-de-rosa ou vermelhos.
As cobras albinas têm muita saída como animal de estimação e existem em várias cores


Nenhum comentário:

Postar um comentário