sábado, 24 de novembro de 2012

CREPÚSCULO ALBINO

Um amigo me contou que o filme mais recente da saga Crepúsculo tem um vampiro albino. O branquelo Noel Fisher foi albinizado e os olhos avermelhados pra representar vez mais o estereótipo das pessoas albinas nas telonas. Já li que a personagem acrescentou "estranheza" ao filme.
Em princípio, nada contra ter albinos vilões e afins, o que cansa é que isso é uma espécie de regra. Quer uma personagem "estranha"? Que tal um albino?! O efeito cumulativo é o problema, porque a falta de personagens albinas em situações corriqueiras de vida mantém concepções falsas a nosso respeito e nos relega quase sempre á condição de gente exótica dotada de características "especiais".
Por que mais diretores não seguem o exemplo de Guilherme Motta e de seu telefilme Andaluz, que apresenta um albino de verdade como protagonista, vivendo situações bastante realistas?
Essa insistência na albinização de atores pigmentados e no uso de nossa imagem principalmente em situações extravagantes tem um cheiro muito forte de exploração.
Albinos "mágicos"? Tudo bem, não queremos isenção, mas contrabalancem com alguma representação mais positiva, né?
Cadê nossos novelistas, que se dizem tão atentos e preocupados com causas sociais?

Um comentário:

  1. ah, q ironia....essa saga vampiresca mostra, em sua maior parte, as personagens vampiras "albinas". Dr. Cullen é a representação do albino, um dos vampiros da clã italiana tb....mas!....vc está correto em sua resenha "...Essa insistência na albinização de atores pigmentados e no uso de nossa imagem principalmente em situações extravagantes tem um cheiro muito forte de exploração."

    ResponderExcluir