quinta-feira, 22 de novembro de 2012

TELONA QUENTE 64


Roberto Rillo Bíscaro

E não é que o veterano Barry Levinson decidiu modernizar a carreira e levar ao grande público um subgênero dos filmes de terror já consagrado entre os fãs? O oscarizado 70tão dirigiu filmes como Bom Dia, Vietnã e resolveu tentar  a sorte numa daquelas histórias compostas por material supostamente resgatado após evento catastrófico.
O recém-lançado The Bay pode não ser obra-prima, mas cumpre eficientemente seu papel de tensor, além de demonstrar que Levinson sabe manejar a linguagem rápida e organizar a cacofonia de imagens e sons de “cinegrafistas amadores”.
Nos anos 70, esteve em voga uma espécie de onda de ecoterror, onde animais endoideciam devido a algum desarranjo ambiental. Nos anos 50, a energia atômica os agigantava; a partir dos 70, passaram a devorar humanos como consequência de nosso desrespeito pela natureza.
The Bay combina isso com o mundo pós-Wikileaks e nossa ilusão de termos acesso a tudo. Uma baía no estado de Maryland atinge tal grau de poluição, que micro-organismos deixam de ser minúsculos e começam a devorar todo mundo, de dentro pra fora. No 4 de julho de 2009, centenas de habitantes são dizimados. Abafado pelo governo, o caso vaza 3 anos depois graças à internet. Se temos acesso a tudo, por que e como a carnificina foi tão bem encoberta?
The Bay combina diferentes tipos e qualidades de imagem e som: ligações pro 911, câmeras digitais, de celulares, de estabelecimentos comerciais e traz acessos ao Google e ao You Tube. Gritos e pedidos de socorro sem imagem, transcrições de conversas telefônicas do serviço de emergência, câmeras que param de funcionar só na hora que seu proprietário se ferra.
A tensão é sempre crescente, porque nunca sabemos que tipo ou qualidade de imagem e som virá em seguida ou qual cena chocante – ou não- de nojeira (sub)cutânea aparecerá em nossa fuça.
The Bay é do bem e me deu uma baita vontade de voltar a Baltimore (em Maryland) pra comer os deliciosos crabcakes feitos por lá, talvez pescados na baía do filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário