quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MÉDICO DESINFORMADO

Constante reclamação entre as pessoas com albinismo é a falta de informação sobre essa condição genética, mesmo entre os profissionais da área de saúde. Hoje, soube dum caso que retrata muito bem isso.
Um homem albino de 45 anos foi a um dermatologista pra ver algumas manchas nas mãos e braços. No meio da “consulta”, que durou menos de 10 minutos, o médico pergunta:
- E você é albino há muito tempo?
O homem albino – sempre com resposta na ponta da língua despigmentada – ficou mudo. Como ensinar ao doutor que ninguém se torna albino? O cara passou 6 anos pra se formar e não sabe a diferença entre albinismo e vitiligo!
Como confiar na eficácia da pomada prescrita?
O homem albino guardou a receita e procurará segunda opinião.

2 comentários:

  1. Dá vontade de não acreditar nessas histórias... E o pior de tudo é que não acontece somente com dermatologistas e albinos! Já fui me consultar numa psicóloga e ela nem conversou direito comigo e já foi me falando que eu não tinha nada... A reclamação maior que eu ouço são daqueles famosos médicos que você passa, eles apenas te olham na cara, não te examinam e te receitam Paracetamol, já ouviu falar? Isso infelizmente também é real! Por isso que não dá para confiar em médico...


    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu tenho vitiligo, e o tratamento é muito demorado,já cheguei a pirar,porque tem vezes que quando pigmento o local afetado depois de um certo tempo,aparece outra mancha e os médicos sempre falam que fazer a despigmentação total é ruim, pois eu teria de usar FPS 60 ou acima em todo o corpo e correria o risco de envelhecimento precoce e câncer de pele. Assim, ele diz que é melhor continuar o tratamento, mas isso tem horas que me estressa, sem falar que pode levar 1 ano ou não ter mais como repigmentar devido ao tempo da mancha no local. Eu gostaria de saber se o que o médico falou é exagero ou dar para viver tranquilo,numa boa? E tenho outra dúvida, tem brancos que não tem característica físicas de albinos mas não conseguem bronzear, apenas se queimam no sol,então eles são albinos na cor apenas?

    Agradeço desde já pela sua colaboração.

    ResponderExcluir