quinta-feira, 6 de setembro de 2012

ALBINISMO E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

Aos poucos, o material de pesquisa sobre albinismo cresce em nosso país. Sempre que possível, nosso blog e o Castro Digital disponibilizam material pra download.
É o caso da monografia Direitos humanos no Brasil – umaanálise sobre o albinismo, de Bruno Azin Sarriune Cavalcante, formado em direito pela faculdade Christus, em Fortaleza.
Eis o resumo do trabalho:

O presente trabalho teve como inspiração para sua realização uma reportagem que mostrava a necessidade dos albinos na Tanzânia de criarem um time de futebol chamado Albinos United, para que pudessem escapar da morte.Tal matéria incitou este pesquisador à pesquisar esse tema direito dos albinos fazendo culminar este trabalho intitulado “Direitos humanos no Brasil – uma análise sobre o albinismo”, que tem como objetivos esclarecer o que é a doença e seus tipos derivados, bem como suas consequências, e expor a realidade vivida por estes cidadãos que se encontram no país. Foi feita uma análise dos projetos de lei, das leis efetivadas e das políticas públicas adotadas no Brasil em prol das pessoas portadoras de albinismo. Trata-se de um estudo bibliográfico, utilizando autores como Goffman, Sarlet dentre outros doutrinadores e, principalmente, lançou-se mão de conteúdos encontrados em diversos sites na internet que tratam e lutam em defesa dessa causa, tendo como indispensável a contribuição de Roberto Bíscaro, criador e principal incentivador desse movimento, através do blog Albino Incoerente.  Ao final, pode-se concluir que são diversos os desafios enfrentados pelos albinos desde o seu nascimento à vida adulta, passando por constrangimentos, falta de informação, preconceitos, discriminação e tendo a efetivação dos seus direitos ausente na maioria dos Estados de nosso país, e aqueles que o possuem se norteiam apenas com a distribuição de protetores e bloqueadores solares. Com a presente pesquisa percebeu-se que problema é bem mais complexo do que se pensa.
Parabenizo o Bruno pelo trabalho e fico feliz que o blog tenha contribuído pra sua concretização. É pra isso que estamos aqui!

Um comentário:

  1. Eu que agradeço ao criador do blog pelo vasto material disponibilizado sobre o albinismo.Espero que este material sirva de engrandecimento e esclarecimento para uma causa tão menosprezada em nosso país.

    ResponderExcluir