quarta-feira, 26 de setembro de 2012

ALBINISMO CUNA

Em 2009, postei artigo da agência Reuters, que falava sobre o status privilegiado das pessoas com albinismo na etnia Kuna (Cuna), habitantes da costa atlântica panamenha. Leia aqui.
Recentemente, encontrei um artigo da fotojornalista Marjorie Vandervelde, que traz informações algo distintas.
Escrito há quase 40 anos e ainda utilizando o termo “primitivo” pra se referir aos Cunas, há que se tomar o texto com certa cautela.
De qualquer modo, como o blog pretende ser um arquivo sobre o tema albinismo, decidi traduzi-lo e publicá-lo.
O original em inglês – com diversas fotos, pode ser acessado aqui

Os Filhos da Lua das Ilhas San Blas
Marjorie Vandervelde
Tradução: Roberto Rillo Bíscaro

Quem visita as Ilhas San Blas, na costa atlântica do Panamá, surpreende-se com a alta incidência de pessoas com albinismo (PCA) entre os índios Cuna, que lá habitam. Esses indivíduos de pele branca (ou amarelada) sobressaem-se entre seus parentes de pele morena. Os albinos são chamados de filhos da lua, seguindo a teoria de que um ou ambos os progenitores tenham olhado demais para a lua durante a gravidez.
Fui informada de que há cerca de 2 PCAs para cada 100 habitantes Cunas. Para se ter uma ideia do significado de porcentagem tão alta, nos EUA o albinismo ocorre em um em cada 10.000 nascimentos.
Na primitiva sociedade Cuna, as PCAs causam problemas de ordem social, de saúde e psicológica. Como visitante e hóspede frequente dos Cunas de San Blas, observei esses índios “brancos” e seus problemas.
Um dos primeiros turistas a visitar a primitiva tribo Cuna foi Cristovão Colombo, em sua quarta viagem ao Novo Mundo. Os índios foram descritos como canibais selvagens, com uma população que beirava os 700 mil e ocupava, grosso modo, uma faixa do que hoje é o Panamá, ao longo da costa atlântica. Como os Cunas conheciam fontes auríferas, logo caíram em mãos brutais de caçadores de fortuna, que prontamente reduziram a população indígena par cerca de 10 mil. Os remanescente fugiram para s montanhas e apenas durante o século XIX atreveram-se a descer e povoar as ilhas próximas á costa.
Desde então, sua população saltou para mais de 20 mil, muitos dos quais ainda suspeitam de forasteiros. Eles são determinados em manter seu isolamento e cultura. Em 1925, eles afiaram seus machados e os usaram naqueles que se atreveram a sugerir às mulheres que deixassem de usar argolas no nariz (símbolos religiosos tradicionais).
Tradicionalmente, a saúde dos Cuna tem estado nas mãos dos curandeiros da tribo, que se utilizam de ervas e magia negra. Essa é a situação geral, embora um punhado de educadores Cunas progressistas lancem mão de certos remédios modernos. Às vezes, os pacientes desses últimos são os próprios curandeiros!
Quando uma mulher engravida, ele imediatamente se dirige ao curandeiro – sua primeira preocupação é evitar dar a luz a um filho da lua. Um dos medicamentos preventivos é o carvão, usado internamente em grandes quantidades!
As PCAs da tribo não são uma minoria abusada, mas é óbvio que carregam deficiências indesejáveis. Sua pele não pigmentada está sujeita a irritações de todo tipo. Arranhões e picadas de inseto produzem feridas. Os raios intensos do sol tropical são quase insuportáveis, mantendo albinos de todas as idades em suas cabanas de sape, durante metade do dia. Adultos podem achar essa cruz não tão pesada de se carregar, mas o confinamento dá às crianças um estoque de energia reprimida, que explode assim que o sol do fim da tarde permite. Todas as noites, eu observava jovens PCAs correndo nas trilhas de terra entre as cabanas para extravasar a energia.   
Nota-se que os Cunas albinos têm, de modo geral, melhor estrutura óssea e são menos robustos do que seus irmãos e irmãs de pele morena. A pele macia torna-se manchada. O curandeiro procura anti-irritantes entre suas coisas e na floresta continental, para tratar casos avançados de câncer de pele. Por terem menor massa muscular, os albinos são dispensados da maior parte do trabalho pesado em fazendas no continente e em cooperativas. Eles fazem cestos e outras tarefas sedentárias. A falta de combate à fraqueza muscular é prejudicial aos albinos, embora indique uma abordagem simpática aos problemas das PCAs.
Os rituais Cuna de puberdade – sinais de casamento iminente para qualquer garota morena – significam pouco para s PCAs, sistematicamente rejeitados pelo sexo oposto. Houve época em que a lei tribal proibia-os de se casarem. Desse modo, há poucas histórias desse tipo de união para serem estudadas. Recentemente, todavia, algumas PCAs têm se casado.
Fica claro que os adereços alegres que tanto encantam as Cunas de pele morena, também são usados pelas albinas. Quando uma garota albina nasce, seu nariz é furado para que a argola de ouro seja colocada. Primeiro, uma argola pequena, a qual é trocada por maiores e mais pesadas conforme a garota cresce. Mulheres usam brincos que podem ser tão grandes quanto pires, além de grandes pulseiras e tornozeleiras de contas. Há muitos colares de contas, dentes de animais e moedas. As blusas mola – apliques intrincados feitos à mão – são verdadeiras obras de arte. Nenhum desses ornamentos é negado às meninas com albinismo. Claro que a quantidade usada depende das condições econômicas familiares.
Os Cunas acreditam que os misteriosos albinos estão intimamente ligados ao mundo espiritual, sobre o qual exercem alguma influência. Os Cunas atribuem esse poder ao fato de as PCAs pecarem menos do que as de pele escura. Pode haver algum fundamento nessa teoria, uma vez que crime agressivo e baixa vitalidade não caminham de mãos dadas.
O número de PCAs assassinados pelas parteiras e enterrados sob as redes de suas mães jamais será conhecido. Isso tem sido considerado como um ato de caridade e não se fala a respeito.
Considerando-se a atitude hostil de certos Cunas, não surpreende que tão pouca pesquisa sobre as PCAs tenha sido realizada em San Blas. Entretanto, ao longo dos anos, o geneticista Clyde Keeler tem sido amigo dos Cuna. A confiança ganha permitiu-lhe fazer alguns estudos.
Em 1963, ele levou 6 PCAs e 6 não-albinos (grupo de controle) para fazerem testes nos EUA. Sem entrar nos detalhes técnicos, os resultados gerais foram: o peso dos albinos em geral era quase 10% menor do que o dos não-albinos; a altura média era 3cm mais baixa entre as PCAs. Os olhos dos albinos são míopes; a voz é mais fraca e menos ressonante. A pele albina desenvolve grandes sardas e lesões provocadas pelo sol. Exposição continuada á luz solar causa hipertrofia da pele, exceto sob as sardas, que são profundas. Os albinos levam vidas anormais (sic), restringidos em diversas áreas da cultura.
Partindo dessa base, mais informações vem sendo adquiridas ocasionalmente.
Havia mais filhos da lua em San Blas há uma ou duas décadas porque o chefe Nele Kantula decretara que os bebês albinos deveriam ser mantidos. As PCAs estão mais próximas de Deus, declarou, e em melhores termos com o divino. Consequentemente, estariam em melhor posição para ajudr os não-albinos espiritualmente. Mas, desde a morte daquele chefe, o número de Filhos da Lua vem diminuindo, em parte devido à retomada de práticas infanticidas.
Por séculos, os Cunas têm permanecido parados no tempo. Mas, seu isolamento está se deteriorando agora. Das mais de 300 ilhotas, cerca de 50 são habitadas. Duas delas agora possuem pequenos hotéis, que podem ser alcançados por vôos provenientes do Panamá. Se você se hospedar em um deles, provavelmente será atendido por um Filho da Lua Cuna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário