segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CAIXA DE MÚSICA 74/ TELINHA QUENTE 50


Roberto Rill Bíscaro

Sou duranie. Elogiei o álbum de 2010 do Duran Duran, o melhor em décadas. Também escrevi sobre a necessidade de se reavaliar o material do Arcadia, projeto de 3 membros da banda, de 1985, resposta megaglam ao trabalho mais roqueiro de John Taylor com o Power Station.
Descobri Wild Boys: the story of Duran Duran (2000), da BBC, em homenagem ao sucesso da turnê norte-americana Pop Trash. A ideia era mostrar que o grupo continuava vivo no imaginário de muita gente. Isso significa que a maior parte do material é laudatório, mas, muito interessante pra duranies e pra quem quer conhecer um pouco o poder quase beatlemaníaco – em termos de popularidade – do grupo na primeira metade dos 1980’s.
A diluição de electronica alemã; glam rock a la Roxy Music; disco a la Giorgio Moroder e Donna Summer, fase I Feel Love, com pitadas da atitude “faça você mesmo” do movimento punk levaram os meninos bonitos da classe trabalhadora de Birmingham ao zênite do estrelato consumista, embalado e incentivado pelo tatcherismo yuppiano a la Milton Friedman. 

Depois de uns anos 70 recessivos, quem resistia ao então glamour duranie, de paletós coloridos, em iates? Heterossexuais com maquiagem pesada, namorando e se casando com modelos e cantando deliciosas melodias pop? A mulherada se descabelava, os meninos sentiam inveja/ciúmes, chamavam os caras de “viado”, mas dançavam também!
Todo o descrito é criticável? Muito, quem segue o blog sabe que não sou fã da dupla Tatcher/Reagan. Mas foi assim que sucedeu. Meninos, eu vi(vi). Há 30 anos.
No Brasil, também foram grandes, ou alguém não nota o quanto a batida de Como Eu Quero, do Kid Abelha, deve à de Save a Prayer? Recém saindo duma cinzenta ditadura, queríamos nos divertir, sermos coloridos e nos integrarmos à juventude new wave anglo-americana. Criticável? Craro, Creuza! Mas, foi assim que sucedeu. Meninos eu vi(vi). Há 30 anos.
O documentário fala da adesão ao som funkeado a la Chic, de início rejeitado pela gravadora, que logo se deu conta do erro de avaliação, com o estrondoso sucesso do maravilhoso single The Reflex. Fala da sucessão de vídeos idílicos, da diluição punk extremada de Wild Boys (canção e clipe). Os punks de plantão que não cuspam, afinal, John Lydon acabou fazendo comercial de margarina!
A fase da decadência é tratada muito de leve, afinal o programa é pra celebrá-los. Nada é falado da tentativa de aderir á cultura rave com certas faixas de Big Thing (1988), fiasco nas paradas pros padrões duranies. Algo é dito sobre a volta à forma, em 93, com 2 grandes sucessos.
Wild Boys: the story of Duran Duran traz várias personalidades pop importantes pra falar bem da banda. Debora Harry, Lou Reed, Nile Rogers e Iggy Pop (onipresente em qualquer documentário musical!) afirmam que os meninos têm talento e sabem tocar, não eram apenas uma boy band manipulada. Claro que não, mas essa era uma pedra que a imprensa musical gostava de atirar neles, porque fugiam do estilo calça jeans/peito cabeludo á mostra/suor dos roqueiros. Aliás, muito do envolvimento de alguns membros com drogas e farra é atribuído a querer provar que eram sérios. Mmmmm....

Pra contrabalançar tanto elogio – muitos merecidos, há que se reconhecer, mas, sou duranie! – um carinha falando sistematicamente mal. Que eles eram feios, não sabem tocar, eram bregas etc. Qual o nome do moço? Quem lembra? Depois de tanta celeb de primeiro escalão da época falando bem dos meninos, como saber o nome do desconhecido artista gráfico ou sei lá o quê.
Descontados esses poréns – sou duranie, mas não isento de senso crítico – é um prazer ver Wild Boys.... O estilo blasé calculado de Nick Rhodes (soltando uma ou 2 farpas discretamente enveneadas, good old Nick!), a simulação de bom moço “simples” de Simon (claro que Yasmin le Bon e Claudia Schiffer iam falar bem dele, né?) e o estilo de galã com o pé no chão, de John Taylor. Basta prestar atenção ao cenário onde cada um gravou as entrevistas e a gente percebe as personagens.
Inteirinho no You Tube, mas não tem legendas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário