domingo, 2 de setembro de 2012

DE OLHOS FECHADOS

Giselle Oliveira é uma pessoa com albinismo que tem o blog Zonzóbulos à Espreita. Ela me mandou mensagem no Facebook, contando sobre uma pergunta esdrúxula sobre albinismo, feita por uma colega de trabalho.
Como ela postou em seu blog, deixo a palavra com ela:
(...)
Estava eu no trabalho certo dia, até que entramos no assunto “Giselle”. Papo vai, papo vem, comecei a lembrar das coisas bizarras que ouvia quando criança, como quando um idoso veio sabe-se Deus de onde, parou na minha frente, encostou no meu rosto e continuou andando como se nada tivesse acontecido, e eu acabei descobrindo que há um crença antiga de que pessoas albinas trazem sorte e que tocar nelas é auspicioso. Não sei bem de onde veio isso, mas achei um tanto curioso e compartilhei a informação com meus colegas de trabalho.
Rimos bastante desse e outros acontecimentos estranhos, até que uma colega resolveu entrar na conversa com a seguinte pergunta:
“Você consegue enxergar de olhos fechados?”
....
...
Foi exatamente essa a minha reação.
O que leva uma pessoa sã a perguntar algo inusitado como isso? Claro que eu não disse isso, respondi que não (tentando ao máximo tentar parecer neutra à pergunta) e então fiz uma nota mental de pesquisar o motivo da pergunta.
E eis que eu o fiz. Pesquisei no Google se havia algum mito, história, lenda, mandinga ou algo relacionado a isso que pudesse explicar de onde minha querida colega de trabalho tirou essa informação, porém não encontrei nada que justificasse.
(...)
http://zonzobulosaespreita.blogspot.com.br/2012/08/desde-pequena-sempre-tiveque-lidar-com.html#more
Essa ideia equivocada talvez venha do fato de que, por termos a pele tão clara, algumas pessoas nos vejam como transparentes?
É por essas e outras que não gosto da associação do albinismo com qualquer espécie de sobrenaturalidade, seja angelical, seja demoníaca. Claro que é melhor ser associado a anjos do que a demônios, mas o ideal é ser visto como gente. 
Somos seres humanos sem pigmentação.
Só.
Em 2009, gravei um vídeo onde tento dirimir alguns mitos associados ao albinismo. hora oportuna de relembrá-lo.

Um comentário:

  1. Enxergar de olhos fechados, sei não, são tantas perguntas referentes aos albinos, há um homem que acredita que albinos são "anjos" enviados a terra por DEUS... Ele tentou até namorar comigo, mas mandei-o namorar com mulheres humanas pois anjos não podem namorar, ahahahahah... Coisas de pessoas que não raciocinam bem!!!

    ResponderExcluir