quinta-feira, 8 de março de 2012

TELONA QUENTE 44

História de surfista capixaba deficiente visual vai ganhar as telonas do cinema

Fotógrafo e cineasta estão no Havaí para adiantar as gravações com o jovem Derek Rabelo

GAZETAESPORTES.COM

Do Espírito Santo para o mundo. Bastou ao surfista Derek Rabelo, de 20 anos, sair do Espírito Santo em sua primeira viagem internacional para sua história de vida se transformar num exemplo de superação. Há um mês no Havaí, o capixaba, que é deficiente visual, não demorou muito para chamar a atenção de todos ao surfar uma das ondas mais temidas de todo o planeta (Pipeline, North Shore).
Derek foi acolhido por alguns dos principais nomes do surfe mundial e virou notícia no Hawaii News Now, um dos telejornais havaianos de maior audiência. E a popularidade do capixaba não parou por aí. Sua história vai ser contada nos cinemas, num filme dirigido pelo fotógrafo Bruno Lemos, correspondente do Portal Waves no Havaí, em parceria com o cineasta Luiz Werneck.
foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com
Derek Rabelo
Derek Rabelo
Em entrevista ao Waves, Lemos falou sobre a ideia do filme e como conheceu o capixaba. "Foi por meio do bodyboarder Magno Oliveira. Eles apareceram no culto da igreja que frequento aqui em Haleiwa e fui apresentado ao Derek. Nem imaginava que o garoto surfava! Acho que nunca tinha ouvido falar de um deficiente visual que surfa. Achei que a história do Derek tinha um bom potencial. Recentemente demos entrada na papelada do Ministério da Cultura no Brasil para captar a verba e finalizar o documentário da melhor maneira possível", explicou.

O fotógrafo também falou sobre a reação surpreendente dos surfistas locais mais 'cascas grossas' no momento em que viram o jovem se atirar ao mar. "Foi uma das coisas mais incríveis! O sonho do Derek era surfar Pipeline. Apresentamos ele ao Danilo Couto, que surfa muito bem em Pipe. No dia seguinte, o Dell Gama e Magno Oliveira entraram com ele em Pipe e o Derek pegou boas ondas. Neste dia havia vários locais dentro da água. Eles não acreditaram no que viram", lembra.
foto: Bruno Lemos / Lemosimages.com
Derek Rabelo
Luiz Werneck, Derek e Bruno Lemos
O filme de Derek ainda está sendo gravado e não tem nome oficial, nem data para lançamento. Bruno revelou que no momento estão analisando o material e captando algumas entrevistas que faltam. "Estamos ainda muito no início. Ainda vamos captar alguma coisa dele em sua casa, no Espírito Santo, algumas sonoras com seus pais e também queremos que ele volte ao Hawaii em breve para filmar mais um pouco. Deve ter entre 30 a 45 minutos. A intenção é fazer algo não somente para o público do surf. Queremos retratar a história do Derek em uma linguagem que chegue a vários tipos de espectadores", finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário