segunda-feira, 19 de março de 2012

CAIXA DE MÚSICA 63


O Livro do Genesis – Capítulo XI


Roberto Rillo Bíscaro

A turnê de Wind and Wuthering levou o Genesis a terras nunca dantes visitadas por bandas progressivas. Na verdade, trouxe o grupo a plagas quase virgens ainda no tocante a grandes shows internacionais, como o Brasil. Inédita aqui a pirotecnia de laser trazida da Inglaterra.
Em maio de 1977, o Genesis apresentou-se em Porto Alegre, Rio e Sampa, como parte do Projeto Aquarius, patrocinado pela Globo. Uma versão pirata do show pode ser facilmente baixada online.

Há, porém, um álbum duplo oficial registrando essa turnê: Seconds Out, de outubro de 1977. A maioria das faixas foi tirada dos shows no Palais des Sports, em Paris.
Se Genesis Live foi uma espécie de álbum tampão, pra matar tempo de espera do próximo trabalho de estúdio, Seconds out foi planejado pra mostrar do que o Genesis era capaz ao vivo sem Peter Gabriel. Ainda que o som e as interpretações sejam excelentes, prefiro Genesis Live, porque contém faixas que superam as versões em estúdio. Seconds Out iguala, mas nunca supera, e até apresenta uns 2 momentos algo monótonos.
Collins não se sai mal nos vocais de Cinema Show, Supper’s Ready e Carpet Crawlers, originalmente gravados por Gabriel. Concedo que Phil nunca teve a voz nuançada de Peter, mas Carpet ficou meio etérea com ele e Supper’s segue divina, com variações vocais diversas e instrumental perfeito, rivalizando com a versão de Foxtrot.
I Know What I like podia ser mais curta. Em show até funcionava porque Phil aproveitava pra fazer gracinhas simpáticas com um pandeiro e os músicos citavam canções como Stagnation, de Trespass. No álbum, os quase 9 minutos, exageram. Firth of Fifth sem a introdução de piano clássico nunca funcionou pra mim. E ninguém consegue substituir a guitarra-violinada da versão de estúdio.    
No ano do ciclone punk, Seconds out conseguiu permanecer 17 semanas na parada inglesa, alcançando o quarto lugar.
O CD-pirata Genesis Live in São Paulo 1977 é um bom companheiro pra Seconds Out, especialmente pra fãs mais fiéis. O álbum traz canções não inclusas no lançamento oficial e que se tornariam raras mais tarde, como Eleventh Earl of Mar, a maravilhosa e esquecida One for the Vine e Inside and Out, do EP Spot the Pigeon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário