terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

TELINHA QUENTE 349

Roberto Rillo Bíscaro

Satirizar acidamente a vaidade, doideira e mau-caratismo de estrelas do entretenimento não é novidade no cinema, TV ou teatro. Divas doidivanas, astros ególatras são frequentemente mostrados em seu patetismo estelar. O diferencial das três temporadas de Dix Pour Cent é que o showbiz é explorado do lado dos agentes das estrelas e a sátira é feita com carinho, sem anjos ou demônios.

Os dezoito episódios, na Netflix, mostram o dia-a-dia de uma agência parisiense. Os dez por cento do título referem-se às comissões recebidas pelos agentes, sobre cada trabalho do ator. E para conseguir esse dinheiro, eles têm que suar a camisa e a série acaba mostrando que esse pessoal pode ser tão ou até mais interessante que aqueles que brilham nas telas.

Cada capítulo envolve algum problema ou negociação com os clientes de Mathias, Gabriel, Andréa e os demais funcionários da ASK. Paralelamente, há as vidas pessoais de cada agente, que não apenas se intercruzam com as dos clientes, mas possuem relevância por si mesmas. Sem querer criar fofuras ou vilões, Dix Pour Cent representa uma agência de atores, onde todos se consideram uma família, mas não hesitam em guardar segredos ou até agir pelas costas. Mas, também não é um festival de traições e brigas; é apenas o cotidiano de quase qualquer emprego, então podemos nos identificar com as personagens. Em qual empresa/escola ou seja lá onde for, não vemos cada qual defender seus interesses, mas se confraternizar no fim de ano ou até ajudar um ao outro, em alguma crise? Dix Pour Cent tem personagens  bem redondas, nada planas.
A dramédia é tão respeitosa para com os profissionais cênicos, que grandes nomes do cinema aparecem como eles mesmos. Isabelle Adjani, Isabelle Huppert, Chistopher Lambert, Juliette Binoche, Monica Belluci e muitos mais, aparecem em episódios e situações por vezes muito engraçadas. A de Belluci querendo arranjar namorado “normal” e a de Huppert tentando coordenar mil compromissos por vez, ou melhor, jogando isso em cima dos agentes, são especialmente divertidas.
Dix Pour Cent é mais uma prova de que a Netflix faz bem em investir em conteúdos não apenas anglofalantes e quem sai ganhando somos nós, que temos crescentes oportunidades de compartilhar outros olhares sobre diversos assuntos e em diversificados subgêneros. Simpatia total de série.

Nenhum comentário:

Postar um comentário