quinta-feira, 12 de novembro de 2015

TELONA QUENTE 134

Roberto Rillo Bíscaro

A televisão pôs fim às longas matinês de sábado nos cinemas norte-americanos, pronde iam milhões, predominantemente jovens, ver filme, mas antes havia o noticiário, um desenho e um serial, pais das atuais séries de TV. 12 ou 15 capítulos de uma história cuja trama necessariamente era simples, porque não se podia contar com assiduidade ou mesmo concentração por longo tempo do público. Qualquer que fosse o sub-gênero a que se filiasse, na maioria dos capítulos tudo se resumia a correrias de gato e rato atrás de algo.
Em 1952, quando a Columbia Pictures destinou migalhas de orçamento pra produzir Blackhawk (Falcão Negro), os serials agonizavam. A TV se popularizava rapidamente nos economicamente bem-sucedidos Anos Dourados (SIC) e a telinha já produzia suas séries. Além disso, a maciça movida aos subúrbios residenciais e a crescente atomização da diversão esvaziaria progressivamente os cinemas.
Blackhawk é baseada em personagens de quadrinhos muito populares nos 40’s e começo dos 50’s. Os Falcões Negros eram ases da aviação que realizavam altas proezas durante a II Guerra. Outra desvantagem pra esse serial: a ficção-científica e os discos-voadores e invasões alienígenas tornaram-se a bola da vez na década, afinal, os novos inimigos eram os comunistas e não mais os nazis.
Malgrado desvantagens, os 15 capítulos em branco e preto oferecem diversão e aqueles momentos preciosos que a “cultura de massa” oferta como nenhuma outra: um sujeito é feito refém numa cabana de 2 cômodos, está sob vigilância o tempo todo e fica lá por não muito tempo, mas consegue deixar na parede uma mensagem em código Morse aos demais falcões. Se você curte isso, esconderijos vários que parecem o mesmo (e são porque a produção não tinha grana), muita luta corporal toscamente coreografada e de ser “enganado” nos cliffhangers, então Blackhawk é pra você.
O enredo é as idas e vindas dos Blackhawks e de inimigos pela posse dum combustível poderoso, o Elemento X. Jamais nomeados como comunistas, a produção descreve os últimos como “vermelhos”, “subversivos”, “cegos de devoção a um partido e não a causas individuais”, então nos paranoicos 50’s, todo mundo entendia que os malvados eram comunas. E o que dizer de nomes como Boris e Laska?
Blackhawk tem quase todas as características formais de um serial “ideal”, inclusive um chefe-vilão cuja identidade só conhecemos no derradeiro capítulo. Não há, todavia, aquele capítulo onde muito da trama é relembrado pra situar os eventuais desavisados na plateia, mas também pra economizar nos gastos – e essa era a principal razão, não se iludam. No serial em resenha, o orçamento era tão débil que a maioria da ação se passa no chão, apesar dos protagonistas serem aviadores de combate.
O blackhawk principal e que por conseguinte ganha o direito de ser chamado Blackhawk é interpretado por Kirk Alyn e a antagonista, por Carol Forman, respectivamente o Super-Homem e sua inimiga glacial no primeiro registro cinemático do Homem de Aço (resenhado aqui).

Não dá pra indicar como essencial, mas se você é fã do Super-Homem, Anos 50 ou é completista, Blackhawk mereceria sua atenção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário