segunda-feira, 16 de novembro de 2015

CAIXA DE MÚSICA 192


Resultado de imagem para angie stone dream

Roberto Rillo Bíscaro


Angie Stone rala desde o final dos anos 70, sendo uma das precursoras dos grupos femininos de rap. Seu trio The Sequence teve 2 canções de sucesso em 1980, pelas quais jamais recebeu pataca, porque era menor e não podia assinar contrato. Dissolvido o grupo, Stone trabalhou com o Mantronix e Lenny Kravitz.
O primeiro solo veio só em 1999, quando Angie era quase 40tona. Desde então, ela lança álbuns regularmente e estendeu sua carreira ao cine e TV. Nos últimos meses, tabloides e TMZ pareciam sua segunda casa: rompimento com namorado, saída tretada de reality show (K Michelle, Tamar Braxton, há diva negra ianque que não esteja em reality?) e pau doméstico nervoso com a filha, que resultou na última perdendo 2 dentes, depois que mami golpeou-a na boca com barra de ferro. Tenso!
Semana passada, porém, as atenções se voltaram pro que a norte-americana sabe fazer melhor: saiu Dream, seu sétimo álbum-solo.


Pela primeira vez solteira quando compõe um trabalho, Dream reflete esse momento pós-qeubradeira geral abordando temas que vão da busca pela diversão, admissão de que é uma caça-rolo, conselhos de irmã mais velha e broncas dirigidas ao ex-companheiro.
Dollar Bill abre o “Sonho” em alegre clima electrofunk com palminha e tudo, como o Tuxedo fizera há alguns meses. Clothes Don’t Make a Man e Didn’t Break Me remetem a 2 aspectos distintos da sonoridade da pop black music dos meados dos 60’s; Magnet e Dream são luxuosas baladas Neo Soul; 2 Bad Habits alicerça-se no doo wop e Philly Soul; Quits tem gosto de Motown e Think It Over é soul deslizante. Apesar de algumas faixas terem bases retrô, a produção se incumbe de não deixá-las datadas, devido à aproximação com o pop.
Angie Stone faz parte do time de divas negras que talvez até pudesse gritar, mas escolhe não fazê-lo, como Maysa Leak, embora o estilo não seja o mesmo da canora baltimoreana. Sua voz 50tona está um deslumbre, passeando pelos líquidos arranjos e harmonias de cristal de Dream.
Essa coleção de 10 delícias Neo Soul com tempero pop retrô, de vez em quando, deveria ser ouvido por qualquer amante de música negra ianque. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário