terça-feira, 6 de outubro de 2015

TELINHA QUENTE 180


Roberto Rillo Bíscaro

A Guerra Fria aumentou as produções sobre espionagem. Livros, filmes séries ou episódios de tematizavam o confronto entre o “Mundo Livre” e a Cortina de Ferro. Agentes soviéticos frios e calculistas contra ocidentais bonitões e simpáticos; geralmente a coisa era assim. Decerto do outro lado da Cortina acontecia o inverso.
Como amo anos 80 e tencionava olhar pra outra região europeia que não a Escandinávia/Reino Unido, vi os 8 episódios da temporada inicial (espero que haja outra, porque termina tudo suspenso) de Deutschland 83, co-produção da alemã RTL e da norte-americana Sundance TV. Primeira produção germânica legendada exibida num canal comercial ianque.
A história se passa em 1983, quando a Alemanha era dividida em Ocidental e Oriental e o território dos derrotados na Segunda Guerra era alvo principal dos mísseis norte-americanos, soviéticos e até dos aliados europeus de ambos os lados da contenda. Uma guerra nucelar destruiria a Europa, mas quem iria primeiro seria(m) a(s) Alemanha(s). Nesse contexto nervoso, o alemão oriental Martin é obrigado pela Stasi a ir pro lado oriental e espionar as manobras da OTAN. Suspensão da dúvida é necessária pra acreditar que em poucos dias um cidadão destreinado vire espião capaz de auxiliar um importante general ocidental, mas uma vez que abrimos as pernas Deutschland 83 desce redondo.
Em 1983, o mundo esteve bem próximo dum holocausto atômico, mas como sabemos que isso não passou, essa parte da tensão dilui bem, mas isso não significa que Deutschland 83 não a tenha. Ficamos tensos e interessados com (n)os problemas pessoais e (n)as estratégias das personagens pra conseguir seus objetivos. Sem contar que quem viveu a época e prestava atenção aos noticiários relembrará o atentado à Maison de France ou a derrubada do jato sul-coreano.
Os orientais são representados mais antipaticamente que os ocidentais: mais intransigentes, maquiavélicos, atrasados e, claro, os supermercados de Berlim Ocidental eram muito mais sortidos do que o da Oriental. Isso já serve pra indicar que o lado ocidental era melhor. Talvez até fosse, mas e quem não tem dinheiro pra aproveitar a fartura de ofertas do capitalismo, onde liberdade sempre anda de mãos dadas com consumo?
Essa pergunta a série não responde, mas oferece entretenimento, muitas boas atuações e uma reconstituição de época acurada com telefones de discar, walkmans e a tecnologia de espionagem miniaturizada de 30 anos que parece gigante com a atual disponível em massa, imagine a especializada em espionagem mesmo! Consola que daqui a 30 anos os filhos da presente geração jovem instangrâmica achará tudo de hoje primitivo e engraçado.
Forçada na barra só me recordo de um segmento envolvendo alguém se escondendo num porta-malas e a passageira-menininha não esboçar reação alguma.
Deutschland 83 não oferece nada de inovador na trama, mas prende a atenção e provavelmente veio ao mundo sob a influência de The Americans, sobre um casal de espiões russos infiltrados nos EUA (está num HD, uma hora chega a vez na fila). A produção tem um baita cheirão vintage não apenas pelos motivos óbvios de equipamentos, mas pela filmagem que lembra a textura de imagens anos 80.
A trilha sonora trará lágrimas a saudosistas: a abertura é Major Tom (ave Bowie), do Peter Schilling e no decorrer dos 8 episódios ouvimos trechos de 99 Luftballons, da Nena; Modern Love, de David Bowie; In the Air Tonight, de Phil Collins; Blue Monday, da New Order; 2 ou 3 do Duran Duran e mais um monte de coisas alemãs e do mundo anglofalante.
E quem diz que consegui ficar longe da TV escandinava? Jens Albinus, da dinamarquesa Ørnen: En krimi-odyssé participa de 2 episódios como um diplomata da OTAN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário