quinta-feira, 29 de outubro de 2015

TELONA QUENTE 133

Resultado de imagem para que horas ela volta filme
Roberto Rillo Bíscaro

Gostei dos 2 filmes dirigidos por Anna Muylaert a que assisti, um comentado aqui. Por isso, achei ótimo o sucesso que Que Horas Ela Volta? (2015) fez em Berlim e em Sundance. Ainda mais quando soube que a empregada doméstica nordestina, embora com seus momentos engraçados, não é objeto de risada, como em tantos outros produtos culturais brasileiros. Não sou rabugento condenador de risadas direcionadas a algum grupo, mas enche o saco que certos segmentos sejam quase exclusivamente representados de uma forma só. Sou pessoa com albinismo, sei bem disso.
Semana passada, vi o filme estrelado por Regina Casé. Ela está ótima como Val, a empregada doméstica nordestina que não vê a filha há anos, trabalha na casa dum casal paulistano de classe média-alta e nutre amor maternal pelo filhão adolescente do casal, o qual criou, porque a descolada mãe que traz jogos de café da Suécia, embora não padeça das vicissitudes que obrigam mães a abandonarem filhos, foi tão ausente estando geograficamente próxima, quanto Val estando separada por diversos estados. O filme, nem sempre sutil, joga com algumas semelhanças entre as 2 famílias, mas insiste nas diferenças. Quando a filha de Val vem a São Paulo prestar vestibular pra USP, sua postura de não ver a família empregadora como objeto de culto – e o desejo que desperta no patrão e no filhão – repercutirão em todos.
Guardando semelhanças com o chileno La Nana (resenhado aqui), Que Horas Ela Volta? tem o mérito de provocar discussão a respeito da mania de certos setores da sociedade considerarem as empregadas como “quase da família” ao mesmo tempo relegando-as a quartinhos abafados e pedindo copos d’água mesmo estando ao lado da geladeira.
No atacado gostei, mas alguns pontos no varejo poderiam ser mais azeitados. O pai da família é indolente demais, a filha sai intempestivamente numa noite de chuva forte pra prestar vestibular no dia seguinte e jamais sabemos como aquilo foi resolvido.
Isso, porém, não diminui a importância do filme pra cinematografia nacional, que precisa também de comédias de cunho social, não apenas aquelas mostrando domésticas ouvindo música “brega” e falando “errado”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário