terça-feira, 17 de dezembro de 2013

TELINHA QUENTE 103


Quando terminei Battlestar Galactica, fiquei curioso e com vontade de ver sua curta e malfadada reedição, em 1980. A ABC retomou o show devido a cartas de fãs reclamando do cancelamento do caro seriado. Galactica 1980 teve 10 episódios e não precisa ser experto pra entender tal brevidade: é muito ruim!
Anos depois do ponto de término da série de 1978, a Galactica finalmente encontra a Terra. Impasse: se nossos parentes siderais se aproximam, os muito mais avançados arqui-inimigos silônios atacam nosso mundo e nos reduzem a escombro de pó. Que fazer? Ficar estacionado no cosmos indefinidamente até os terráqueos estarem tecnologicamente preparados pra se defenderem dos sáurios robóticos. Como ajuda nunca é demais, o Comandante Adama e um cientista adolescente prodígio – que tem a expressividade dum pano de prato – mandam tripulantes auxiliarem nossos cientistas a se desenvolverem.
O baixo orçamento prejudicou os planos dos roteiristas, porque Galactica 1980 apresenta e abandona ideias tão rapidamente quanto fecho os olhos quando um jato de luz me bate na cara.
Um dos tripulantes sem qualquer explicação vira do mal pra desaparecer 2 episódios mais tarde. Os silônios aprecem apenas no meio da série. De repente, o cientista-prodígio tem a estapafúrdia ideia de enviar as crianças da Galactica (eram tão poucas assim?) pra Terra a fim de escaparem de possível ataque inimigo. Sem supervisão ou lugar pra ficar, enfim, tudo nas coxas e inconstante.
E como os atores são ruins!
O leitor deve se perguntar: por que esse cara viu tudo?
Porque gosto de TV vintage. Programas onde perguntam no aeroporto se o cidadão quer assento pra fumante; nos quais a queda do Skylab podia ser mencionada sem explicação ou que a presença dum ator desperte essa reação: “ah, o advogado do Blake! Mas, acho que ele apareceu num episódio de DALLAS também...” (e apareceu mesmo, procurei no IMDB).
Battlestar Galactica ressurgiu no começo do presente milênio, mas não verei mais. Quem sabe quando for 60tão e a primeira década deste século já for vintage?
E não é que achei episódio dublado em português? Saudosistas das vozes que acompanharam nossa infância, podem se interessar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário