segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

CAIXA DE MÚSICA 113


Sabendo que o punk nasceu em Nova York e explodiumundialmente via Inglaterra, chegou a hora de olhar pra costa oeste norte-americana. Nem só de skate, surf e James Taylor vivia a Califórnia setentista. Mais influenciada pelos Pistols do que pelos nova-iorquinos – embora não devamos subestimar os Ramones – aquela banda dos EUA produziu bandas de ferocidade impar, desde pelo menos 1978.
TSOL, Dead Kennedys, The Weirdos e tantas outras compuseram cena fervilhante em Los Angeles e San Francisco. Muitas não deixaram registro em vinil, porque seguiam à risca a ideologia punk do não-alinhamento ao sistema e sequer fizeram questão de reconhecimento fora dos restritos círculos alternativos (pelo menos, é o que dizem). Caso algum grupo se sobressaísse comercialmente corria sério risco de ser taxado de vendido.
O documentário Rage: 20 Years of Punk Rock West Coast Style (2001) oferece 60 minutos meio erráticos de entrevistas com pilares da sociedade punk do estado mais rico da federação do norte. Sem narrador e com arte gráfica de fanzine, falta-lhe certo rumo, mas sendo sobre punk até que combina e dá pra pescar informações das falas de gente como Jello Biafra, o mais politicamente articulado de todos, que com seu Dead Kennedys influenciou muita gente.
Diversos entrevistados jamais abandonaram a adolescência, embora em 2001 fossem já maduros, mas não deixa de ser divertido ouvi-los detonar Gwen Stefani e seu No Doubt e as bandas diluidoras do punk, tipo Green Day, Offspring e Blink 182. Como tirar a razão deles com relação a essas bandas?
Sem legendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário