terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

'"A TECNOLOGIA ME TORNOU DEFICIENTE"

A tecnologia me tornou deficiente

Jornalista que tem 18 graus de miopia num dos olhos não pode assistir a filmes em 3D. Ela, que sempre teve uma vida normal, diz que agora sabe como um deficiente se sente
Thaís Furtado


Até pouco tempo, o fato de eu ter 18 graus de miopia em apenas um dos olhos só era conhecido pelas outras pessoas quando eu, por vontade própria, contava. Enxergar apenas de um olho nunca fez diferença substancial em minha vida. Quando eu era adolescente, jogava basquete com toda a facilidade no colégio. Aprendi a tocar violão, a cantar, a nadar, a dançar. Namorei, tive filhos. Enfim, uma vida normal.
Em minha carteira de motorista está escrito "visão monocular", mas isso nunca me impediu de dirigir. Não posso ser motorista profissional, ou piloto de avião. Mas como escolhi ser jornalista, ver apenas com o olho esquerdo nunca fez diferença para mim. Entrevistei políticos, artistas, médicos, pessoas de todos os tipos. Nunca ninguém me disse: "Puxa, tu não enxergas do olho direito. Como é isso?".
Passei a dar aulas na universidade, fiz mestrado, estou fazendo doutorado e nunca um aluno ou um colega percebeu que eu só enxergava com o olho esquerdo. E ainda tive a sorte de nascer com olhos verdes, portanto, só recebi elogios sobre eles. A única pessoa que às vezes faz metáforas com minha maneira particular de ver o mundo é minha terapeuta: "Não vai fechar um olho para não ver o que está acontecendo, hein?". Mas isso muita gente que enxerga dos dois olhos faz a toda hora.
Quando foi criada a lei que garante aos deficientes uma parcela de vagas nas empresas brasileiras, liguei para o departamento pessoal da universidade onde trabalho para ver se eu não poderia ser enquadrada como deficiente. Não podia. Ver com um olho só não é considerado uma deficiência, pelo menos no Brasil. Portanto, consigo fazer tudo que as outras pessoas fazem. Ou melhor, conseguia.
"Tu já viste Avatar em 3D?". Essa pergunta me tornou deficiente. Não vi. Não consigo ver em 3D. É preciso dos dois olhos para ver um filme em 3D. Sempre achei que a evolução tecnológica só poderia ser positiva para a minha saúde. Minha miopia é muito alta para ser operada, também não consigo melhorar minha visão por completo com lente de contato. São 18 graus! Mas, apesar de eu ter uma vida normal, achei que um dia a medicina evoluiria de tal forma que eu, ou pelo menos pessoas como eu encontrariam uma forma de enxergar do olho doente. Foi o contrário.
A tecnologia do entretenimento foi mais rápida do que a da saúde. Hoje tem uma coisa que praticamente todos podem fazer e eu não: ver filmes em 3D. E eu adoro cinema! Acho que sempre existirão filmes que não sejam em 3D. Mas como serão os voos dos pássaros de Avatar em terceira dimensão? Como vai ser o mundo de Alice de Tim Burton saindo da tela? Eu nunca saberei. Mas o pior não é isso. É a insistência dos outros, os normais. "Mas tu não consegues ver mesmo? Tem certeza?". É como perguntar para um cego dos dois olhos se ele tem certeza que não enxerga. Quando eu confirmo, vem o constrangimento, a troca de assunto. Agora eu sei como um deficiente se sente. Minha cegueira se tornou visível.

(Encontrado em http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=27986)

(Quem curte techno aí?

2 comentários:

  1. Pois é, comigo foi exatamente a mesma coisa, como ja relatei no blog, no post 'to de volta'. engraçado que até maio do ano passado eu tambem não tinha sentido esse 'click', por sempre ter lidado bem com meu estrabismo. Mas foi em Brasília que a minha ficha caiu. Tornou a cair agora, com Avatar. A ausencia de politicas públicas neste país já esta tão arraigada que a gente se vira como pode e até 'esquece' de algumas limitações quando elas não são tão graves. O mesmo não aconteceria num país rico europeu... ser deficiente por lá é mais fácil.

    ResponderExcluir
  2. Nossa limitação não é fácil,e esta experiência relatada por vcs eu tenho passado e passo até hj.Eu tenho alto grau de miopia e descolamento de retina severo em ambos olhos.Do olho esquerdo não vejo mais,com muita dificuldade vj a luz dependendo da distância.O meu olho direito possuo 13 graus.Estou com 25 anos e ja uso óculos desde os 3.Ja fui avaliado por muitos médicos,e a resposta é sempre a mesma,seu grau nunca vai diminuir só vai aumentar.E como eu sempre digo ser deficiente não é fácil,pq a coisa mais dificil é vc depender dos outros para coisas simples com usar o telefone por ex.Vc quer digitar os números e não enxerga.Então passei por outros médicos que confirmaram as noticias que embora tenha 25 snos minha miopia não vai estabilizar,pode aumentar ainda até os 40.E tbm como possuo descolamento de retina não posso fazer nada que tenha impacto.Ja fiz 4 cirurgias à laser para manter a retina no lugar.E por isso esses exercicios com impacto são prejudiciais.Por ex eu não posso correr,pular,levantar nda pesado,fazer academia com exercicios de muito esforço fisico.Tudo isso por causa dos olhos.Para mim ja é dificil até caminhar na rua,se tiver sol ajuda um pouco,mas quando está escuro ou chovendo por ex minha visão é quase nula.Mas apesar de tudo isso sou feliz,porque a vida nos traz as provações mas também nos dá alegrias.Mesmo com nossas lilitações vamos vivendo e levando a vida.Uma coisa eu espero que nossos governantes "enxerguem" que nós deficientes visuais precisamos de lugares adaptados,ruas,onibus,aviões etc.Pq muito se fala em o governo ve os deficientes,mas depois de muita luta o governo ve e mesmo assim pouco os deficientes físicos,mas e nós,os visuais,motores e psicossomáticos ficamos onde???Talvez naquele projeto guardado naquela gaveta do plenário com a inscrição "Projetos não Urgentes"e quando eles lembrarem de ver o projeto as traças ja comeram todas as folhas...

    ResponderExcluir