domingo, 27 de outubro de 2019

ILUSTRE VISITA ALBINA

Especialista independente da ONU para direitos das pessoas com albinismo visita Brasil
A especialista independente das Nações Unidas para os direitos humanos das pessoas com albinismo, Ikponwosa Ero, fará sua primeira visita ao Brasil entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro.

Durante a visita, ela terá encontros em Brasília, Maceió, Salvador e São Paulo. Ikponwosa Ero dará uma coletiva de imprensa às 12 horas do dia 8 de novembro na Casa da ONU, em Brasília (DF), para compartilhar suas observações preliminares.

A especialista independente das Nações Unidas para os direitos humanos das pessoas com albinismo, Ikponwosa Ero, fará sua primeira visita ao Brasil entre os dias 28 de outubro e 9 de novembro.

“Minha visita focará primariamente em reunir fatos sobre experiências de pessoas com albinismo e seus familiares, particularmente em relação ao estigma e discriminação”, afirmou Ero.

“Também avaliarei barreiras no direito ao acesso à saúde, educação e o direito de ser incluído na comunidade. Ao fazer isto, pretendo encontrar pessoas com albinismo em vários setores da sociedade, incluindo mulheres, idosos e jovens”, explicou a especialista.

“Estou ansiosa para me reunir com autoridades e outros atores, num espírito de colaboração que possa contribuir para proteger e promover os direitos humanos das pessoas com albinismo e suas famílias”, destacou.

Durante a visita, a especialista independente terá encontros em Brasília (DF), Maceió (AL), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Ela se reunirá com representantes de governos federal, estaduais e municipais, organizações da sociedade civil, academia, além de pessoas com albinismo e suas famílias e organizações representativas, comunidade internacional e todos os que trabalham com assuntos relacionados ao seu mandato.

Ikponwosa Ero dará uma coletiva de imprensa às 12 horas do dia 8 de novembro para compartilhar suas observações preliminares. O evento ocorrerá na Casa da ONU, em Brasília (Setor de Embaixada Norte – Quadra 802, Conjunto C, Lote 17 – Complexo Sérgio Vieira de Mello – Asa Norte), com acesso autorizado somente a jornalistas.

A especialista independente apresentará um relatório completo ao Conselho de Direitos Humanos em março de 2021.

A nigeriana Ikponwosa Ero foi designada em junho de 2015 como a primeira especialista independente das Nações Unidas para os direitos humanos das pessoas com albinismo.

Inspirada por sua experiência como pessoa com albinismo, Ero tem, há mais de uma década, se engajado ativamente em pesquisa, desenvolvimento de políticas e na defesa dos direitos humanos das pessoas com albinismo.

Como defensora internacional e funcionária legal da Under the Same Sun (Sob o mesmo sol), ONG focada em albinismo, ela tem participado de múltiplas atividades e painéis da ONU em Genebra e Nova Iorque.

Ela também é autora de inúmeros artigos sobre o tema, abordando inclusive a categorização das pessoas com albinismo no sistema internacional de direitos humanos.

Os relatores especiais são parte dos Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos. Os Procedimentos Especiais é o maior órgão de especialistas independentes do Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas e designa o mecanismo independente que investiga e monitora fatos do Conselho que responde tanto a situações específicas de países ou questões temáticas em todas as partes do mundo.

Estes especialistas trabalham de forma voluntária; não são funcionários da ONU e não recebem salário por seu trabalho. São independentes de todos os governos ou organizações e servem em sua capacidade individual.

Acesse aqui a página sobre Direitos Humanos da ONU no Brasil.

Para mais informações e solicitações de imprensa:

No Brasil (durante a visita): Angela Pires Terto (angela.pires@one.un.org) ou Alice Ochsenbein (+41 79 444 45 52) – aochsenbein@ohchr.org

Em Genebra, depois da visita: Alice Ochsenbein (+41 22 917 32 98) – albinism@ohchr.org

Solicitações de imprensa relacionadas a outros especialistas independentes:
Mr. Jeremy Laurence, UN Human Rights – Media Unit (+41 22 917 9383 / jlaurence@ohchr.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário