terça-feira, 2 de abril de 2019

TELINHA QUENTE 354



Roberto Rillo Bíscaro

Seven (1995) potencializou onda de filmes e séries a respeito de assassinos seriais religiosamente temáticos, investigados por detetives capazes de decifrar pistas requintadas, envolvendo citações em latim, a Divina Comédia e tanto mais.
A Bélgica deu ao mundo a trezena de capítulos de 13 Geboden, catapultada no mercado internacional televisivo pela visibilidade conferida por sua aquisição pelo Channel 4. Acresce que a TV belga está na moda entre audiências hipsters e isso também auxiliou na divulgação dessa série que usa os Dez Mandamentos como mote.
13 Commandments, como batizada em inglês, começa pura fórmula. Dupla composta por cansado detetive prestes a se aposentar e sua recém-chegada parceira inexperiente começa a investigar crimes emulando as leis ditadas a Moisés, que, inclusive, vira o apelido do doidivanas. De praxe, os policiais são atormentados por grandes problemas familiares e demoram um pouco pra perceberem o leitmotiv bíblico.
13 Commandments, porém, logo prova não ser simulacro de Seven. Se bobear o orçamento do filme hollywoodiano era maior há 23 anos do que o da série. Assim, o investimento não está em mortes espetaculares - embora haja um par delas -, mas recai bastante na repercussão das ações justiceiras de Moisés, e de como muita gente se aproveita e até as aprova. No desenvolvido norte europeu, o discurso do cidadão de bem que mata em nome da não violência também pode virar onda.
Matar... outra questão que possibilitou minissérie muito bem bolada, mas sem grande verba. Um dos mandamentos diz pra não matar, por isso, várias das ações de Moisés envolvem “sustos”, como língua cortada e apedrejamento (a cena é criativa, original, econômica e ótima), o que significou a desnecessidade de investir em mortes mirabolantes de orçamentos HBÔnicos, como no caso da argentina Epitáfios.
13 Commandments não servirá pra viciados em ação veloz. Há bastante conversa e dramas pessoais. Às vezes, até parece que é pra encher linguiça, mas quando se revela a identidade de Moisés, percebe-se quanto o roteiro é bem feito. Poderia até ter menos capítulos, mas note que o título é os Treze Mandamentos... Moses conseguirá ficar mesmo sem matar? Então, você teria que ver mais essa consequência da gélida lufada Nordic Noir pra ter essa resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário