quinta-feira, 25 de abril de 2019

TELONA QUENTE 285

Roberto Rillo Bíscaro

Ao que tudo indica, assistimos ao nascimento de franquia de terrir, mistura de horror com comédia. O sucesso de A Morte Te Dá Parabéns (2017) determinou continuação, cujo título no Brasil só foi acréscimo do 2 ao nome e chegou aos cines, em fevereiro.
Os minutos iniciais levam a crer que a armadilha temporal na qual caiu Tree Gelbman desta feita pegou Ryan, personagem de terceira importância no filme um. Como ele é “nipo”-americano deve ter sido mais inclusivo colocá-lo na berlinda por alguns minutos e ele realmente é simpático. Mas, o cetro logo volta às mãos da competente atriz Jessica Rothe: Ryan e seus amigos nerds experimentavam com física quântica e criam loop temporal, que volta a engolir Tree. Nesta fração da franquia, há complicador: além de morrer todo dia e ter que descobrir seu assassino, Tree é transportada também a outra dimensão, onde sua mãe está viva. Daí, há a dura decisão de escolher entre voltar pro seu tempo e dimensão sem a mãe ou ficar na emprestada, com a mama, mas vivendo vida postiça.
A Morte Te Dá Parabéns 2 meio que substitui a fórmula Pânico + Feitiço do Tempo, por Feitiço do Tempo + De Volta Ao Futuro. Em sua maior parte, esperto e atraente, o filme aboliu o terror. Ainda existe o serial killer com máscara de bebê, mas não provoca suspense e nem gera gore. Happy Death Day 2U é mais uma fantasia cômica teen com confeitos de suspense sci fi.
Enfim, uma salada de subgêneros, que funciona em parte. A sequência dos suicídios de Tree é muito bem-bolada. Ela decide que se terá que morrer diariamente de novo, que seja por escolha própria e não à mercê de serial killer. Empoderada! Porém, há momentos sub-aproveitados, como colocar dois Ryans de dimensões distintas numa mesma e não explorar ou explicar por que (porque a caucasiana loira tem que ser a final girl!) e uma sequência dolorosamente desnecessária e estúpida de humor abaixo de pastelão, envolvendo suposta intercambista francesa cega.
Ao contrário da prestação primeira, que podia agradar galerinha teen e alguns fãs mais outonais de slasher films, A Morte Te Dá Parabéns 2 escolheu pender pro primeiro grupo. Fãs de horror “sério”, sem muito senso de humor, mantenham distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário