terça-feira, 24 de setembro de 2013

TELINHA QUENTE 91

Evidente que se o blogue possua o marcador Anos 80, seu autor seja admirador do período. Isso não o impede, todavia, de apreciar programas mal-humoradamente divertidos como The Grumpy Guide to the Eighties, exibido em 2010, pela BBC 2.
Nuns 60 minutos, muito veneno é destilado contra a década do ator de segunda que se tornou presidente ianque e da primeira-ministrabritânica que governava pros ricos. Naquela época de glamour exagerado e hoje cafona, até café solúvel tentava passar imagem de sofisticação nas propagandas. Lembremos que até água tinha grife: Evian. A ostentação e desperdício são objeto de desprezo, mas há certo fascínio mal dissimulado também. 
Prum duranie não é muito fácil admitir que suas roupas hoje parecem ridículas, mas, vá lá, terno colorido-brilhante em iate não pega bem mesmo.  As ombreiras que faziam a mulherada parecer mais ombruda que jogador de futebol americano e os mullets (cabelinho estilo Chitãozinnho e Xororó, lembram?) também são malhados. Não sem muita razão, especialmente quando relembramos o cabelo do Limahl. Porém, as ombreiras e roupas femininas oitentistas ultraexageradas atestam pra conexão com a espacial década de 50. Gosto disso.
Celulares maiores que tijolos, micro-ondas, vídeo jogos e computadores invadiram a década e nos fazem lembrar o periferismo do Brasil hiperinflacionado da década. Cantávamos sobre vídeo games e chips com o Azul 29 e os Eletrodomésticos, mas a realidade tecnocibernética estava décadas distante do poder aquisitivo da maioria.  Pelo menos do meu estava.
Ultrajante recordar o embuste ufanista de quando o CD foi lançado. Dizia-se que era indestrutível, que se podia pegá-lo com a mão engordurada e botá-lo no player e o som sairia normalmente. Lembro duma matéria de jornal aqui dizendo que se poderia riscar o disco com um prego e nada aconteceria. Fala-se do exagero da crença na tecnologia, mas não se admite que muitas dessas reportagens eram pagas ou patrocinadas pelas empresas.  Imparcialidade da imprensa?
E como não rir da reclamação da proliferação de bonecos na TV britânica oitentista, quando se observa nossa televisão, tantos anos depois, com seus papagaios e ratos (espero que esse tenha sido exterminado) acompanhando apresentadores? 
 The Grumpy Guide to the Eighties é ótimo pra preparar as atuais gerações que em 20 anos aguentarão as gozações sobre o quadradinho de 8 ou a voz da Chatira. Bom humor é imprescindível pra não se injuriar com comentários tipo “a Peste Negra foi uma chateação menor, comparada com os 80’s”. Humor inglês, não se assustem.
Completo no You Tube, sem legendas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário