terça-feira, 5 de junho de 2012

TELINHA QUENTE 44

Roberto Rillo Bíscaro

Sou fã de In Treatment. Odiei que a versão norte-americana terminou, estou vibrando com a expectativa de ver a argentina, ora no ar, e sonho em assistir à série israelense original. Se tivesse acesso, veria as versões checa, polaca, romena, sérvia, húngara, holandesa... Exato, a série ganhou o planeta!
Quando soube que, em 1970, a NBC exibiu uma série chamada The Psychiatrist fiquei muito curioso pra ver, embora tivesse quase nenhuma esperança de encontrar, haja vista a obscuridade do projeto, estrelado por Roy Thinnes (de The Invaders). Fracasso na audiência, apenas 6 episódios foram produzidos, 2 deles dirigidos pelo jovem e desconhecido Steven Spielberg.
Mas, não é que trombei com o piloto, inteirinho no You Tube? Vi semana passada e entendi o merecido baixo índice no ibope ianque.
O episódio chama-se Children of the Lotus Eaters, ataque sensacionalista ao consumo de drogas. Nada contra o combate a entorpecentes, mas, do jeito que o assunto foi tratado, parecia que todos os jovens estadunidenses estavam mergulhados em anfetaminas, maconha etc. 40 anos após o fim dos anos 1960, dá pra interpretar o telefilme como parte do processo de rescaldo do incêndio do flower power, abrindo uma década que se encerraria com a eleição do reacionário Ronald Reagan
O psiquiatra do título – que no piloto nem é protagonista – está às voltas com uma epidemia de consumo de entorpecentes em uma cidade perto de Los Angeles. Pra tentar resolver o problema, ele envia um ex-narcoadicto pra se misturar com os jovens e dissuadi-los do vício.
O episódio passa muito tempo mostrando cenas de jovens fumando, injetando e “enlouquecendo” em igrejas, lanchonetes, perto de freiras... É muita apelação, além de super-repetitivo.
O Dr. James Whitman também tem um caso mal resolvido – e nada explicado – com uma mulher internada numa clinica. Talvez os demais episódios continuassem a trama, mas o primeiro não deixa o espectador curioso em saber o desenvolvimento. E outra, quem realmente acredita que alguém possa se chamar Persephone??? A não ser que fosse cognome que descobriríamos mais tarde.
Mesmo concedendo ao piloto o benefício da dúvida de que a série poderia deslanchar, The Children of the Lotus Eaters é tedioso e patina sem sair do lugar quase o tempo todo.
Se você entende inglês, tem saco, gosta de sensacionalismo alarmista ou é fanático por TV vintage/rara, o piloto de The Psychiatrist pode ser assistido abaixo.


Continuo preferindo o Dr. Paul Weston... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário