domingo, 24 de junho de 2012

ALBINOS DO BRASIL E DO MUNDO


Entenda mais sobre esta modificação genética comum entre homens e mulheres

O albinismo é cercado de mitos e informações equivocadas sobre quais são as razões pelo nascimento de albinos. Independente de herança genética, trata-se de uma genodermatose autossômica recessiva, que ocorre em homens e mulheres, independente da descendência de pais brancos, negros, pardos ou amarelos.
Segundo Paulo Cunha, dermatologista, professor universitário e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia - SBD, há diferentes tipos de albinismo. O defeito genético fundamental é a alteração na síntese da melanina e caracteriza-se pela cor branca da pele e cabelo branco amarelado.  Existem mais de dez diferentes tipos de albinismo cutâneo ocular.
Os albinos são extremamente sensíveis à exposição solar pela falta de melanina e o excesso de sol pode causar diversas lesões na pele, como elastose, telangiectasia, queratoses e tumores kalignos, em especial em jovens. Quanto à alteração ocular, apresentam íris translúcida, nistagmo - que se trata de oscilações repetidas e involuntárias em um ou ambos os olhos, diminuição da acuidade visual, fotofobia e fundo de olho hipopigmentado. O acompanhamento médico com o oftalmologista deve ser regular para que não haja futuras complicações.
Paulo Cunha destaca o Maranhão como a cidade mais populosa por crianças, homens e mulheres albinas. "A maior incidência ocorre na Ilha dos Lençóis, em Maranhão, que abriga a comunidade de albinos chamados de "Filhos da Lua". A comunidade chegou a ser uma das maiores do mundo, mas hoje o albinismo ocorre em cerca de 3% da população da ilha. Estudos genéticos desse grupo já foram realizados há mais de 30 anos. Em 2009 eu apresentei à diretoria da SBD um projeto para implementar um programa de assistência dermatológica na Ilha. Em 2011 voltei com o professor Vidal Haddad para avaliar as condições de vida dos moradores e acredito que a comunidade dermatológica deve prestar assistência aos albinos da região", avalia.
No mundo, a maior incidência de albinismo ocorre em índios Cuna, na ilha de San Blas, no Panamá. Em cada mil indivíduos, 6,3 são albinos. Tanto no Panamá e Brasil, como em todos os demais países, o albinismo requer cuidados específicos dermatológicos e acompanhamento médico regular.
"Há a necessidade de se fazer um trabalho sócio-assistencial na Ilha dos Lençóis - Maranhão, pois é triste ver crianças e adultos albinos desamparados, portando bolhas e agressões solares, por exemplo", conclui o especialista.
Fotogênicos
O fotógrafo Gustavo Lacerda ficou em primeiro lugar na 10ª edição do Prêmio FCW de Arte ?Fotografia, da Fundação Conrado Wessel, em abril, pelo trabalho intitulado "Albinos", que se trata de uma série de fotos de crianças, adolescentes, homens e mulheres albinas. Ganhar o prêmio pelo melhor trabalho do ano segundo a comissão de fotógrafos que compõe o julgamento dos vencedores é uma honra para Gustavo Lacerda e os ilustres modelos de pele alva e cabelos brancos ou quase amarelos. (veja mais fotos em sua galeria:www.gustavolacerda.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário