sábado, 23 de junho de 2012

ALBINO INCOERENTE EM OFICINA DE ACESSIBILIDADE

Na chuvosa quinta-feira, participei duma excelente oficina de acessibilidade, ministrada por Renata Andrade. Parte dum programa do Sistema Estadual de Bibliotecas, o tema específico foi acessibilidade em bibliotecas, mas, questões como preconceito, deficiência, inclusão e acessibilidade de modo geral também foram contempladas.
Na parte da manhã, Renata abordou questões conceituais como deficiência, preconceito, igualdade. A partir duma dinâmica, discutimos nossas noções sobre cada um dos temas, sempre com muitos exemplos e também adotando a terminologia moderna de colocar a pessoa à frente da deficiência.
À tarde, depois de abordar as diversas facetas da acessibilidade e falar sobre o desenho universal, Renata dividiu a turma em 2 grupos, cada um se responsabilizando por avaliar a acessibilidade em um prédio público. Muito interessante.
Como tinha que viajar a Biriguí pras aulas noturnas, não pude permanecer até o fim da oficina, mas, quando saí, Renata falava sobre tecnologia assistiva, com muitos exemplos de hardware e software, dos quais jamais ouvira falar.
Divertida, animada e muito bem informada, Renata Andrade consegue manter interesse e torna um tema que poderia ser espinhoso em uma jornada agradável e sem melodrama. Adorei.
Algumas fotos, roubadas do blog da Biblioteca Pública de Penápolis, porque o esperto aqui esqueceu a câmera em casa. 
      

2 comentários:

  1. Nossa, Roberto! Que projeto maravilhoso... Adorei! Durante a leitura de seu texto senti mesmo que não teve os famosos "melodrama" ou sensacionalismo... Muito bom mesmo! Aqui na cidade de São Paulo deve ter muito disso, mas, como sempre, não deve ser muito divulgado...

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer coisa q saía de sua cabeça é fantástico e com certeza nos orgulhará muito! Bons ventos!

    ResponderExcluir