quarta-feira, 5 de outubro de 2011

GUSTAVO LACERDA NA BÉLGICA

O projeto Albinos, do fotógrafo Gustavo Lacerda, continua divulgando nossa causa e produzindo merecidos frutos. Agora, algumas fotos serão expostas na Bélgica.


Foto: Gustavo Lacerda
A 23ª Bienal Europalia Arts Festival, um dos principais festivais europeus no campo das artes, terá, em 2011, o Brasil como país homenageado. Serão 470 eventos, 300 atrações de música, dança, teatro, circo, artes e eventos de literatura e cinema, em mais de 200 espaços culturais da Bélgica e países vizinhos. Estima-se que ultrapasse os 2 milhões de visitantes. De 04 de outubro de 2011 a 15 de janeiro de 2012, 1.700 obras de arte brasileira vão integrar 13 exposições.
O núcleo de Fotografia Contemporânea Brasileira terá o título Extremos. Com curadoria do paraense Guy Veloso e da paulista Rosely Nakagawa, o núcleo mostrará, em três galerias do Museu Bozar, localizado em Bruxelas, um país de dimensões continentais, onde opulência e pobreza convivem lado a lado, e os opostos são unidos por um só nome, bandeira e língua, retratando este universo tão diverso que é o Brasil.
Foto: José Bassit
Os fotógrafos convidados a integrar a mostra são: Adenor Gondim, Anderson Schneider, André Cypriano, Andre Vieira, Carlos Moreira, Cássio Vasconcellos, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Gustavo Lacerda, José Bassit, Mestre Julio Santos, Luiz Braga, Maureen Bisilliat, Paula Sampaio, Pedro Lobo, Ricardo Labastier, Thomaz Farkas (in memoriam), Tiago Santana e Walter Firmo.
Segundo o curador e fotógrafo Guy Veloso, Extremos traz um país dividido pelos contrastes, mas sem fronteiras de criação; investiga a própria atualidade, exercendo leituras de si e do mundo.
Europalia é um dos maiores festivais de artes realizados bienalmente, para celebrar a herança cultural de um país. Desde 1969, Europalia organizou 22 festivais. Cada um se voltou à cultura de um país, elaborando um extenso programa para mapear a música, as artes, a fotografia, o cinema, o teatro, a dança, a literatura, a arquitetura, o design, a moda e a gastronomia.
Para o 23º festival, Europalia leva um pedaço do Brasil aos europeus. Os organizadores do festival definem o país como moderno e voltado para o futuro, tendo triunfado em chamar a atenção para suas origens e seu mosaico de riquezas culturais, onde um pedaço de cada parte do mundo pode ser encontrado aqui através da miscigenação, o que proporciona ao país uma identidade plural.
(Encontrado em http://www.fotoclubef508.com/blog/?p=23805)

Nenhum comentário:

Postar um comentário