domingo, 25 de abril de 2010

ALBINISMO, UM OLHAR SOBRE A ÁFRICA E O BRASIL

O site do CASTRO disponibilizou pra download uma monografia que traça paralelo entre a condição das pessoas com albinismo no Brasil e na Tanzãnia.

Escrito por Carmem Daiane Basso, do curso de Serviço Social, o texto marca uma tendência que observo desde a criação do blog, a saber, um crescente interesse pelo tema do albinismo na área das Humanidades. Tenho recebido emails de estudantes desenvolvendo trabalhos nessa área, ainda pouco pesquisada em nosso país.

Fico contente em saber que o acervo do blog tem auxiliado esses pesquisadores. Prova disso é a menção ao Albino Incoerente neste texto da estudante paranaense.

Eis o resumo do artigo:

Resumo
Esse artigo tem como objetivo refletir sobre as condições de vida de pessoas portadoras de albinismo, fazendo um paralelo de como é visto na África, mais especificamente na Tanzânia por isso, foi necessário relatar brevemente a região da África onde existe um grande contingente populacional vivendo com esta patologia para posteriormente apontar as condições em que estão expostas esses seres humanos que foram acometidos de um distúrbio genético chamado albinismo, sejam eles africanos, brasileiros ou qualquer outra nacionalidade ou etnia e salientar que os negros tem uma maior predisposição genética para a doença embora ela aconteça em todas as etnias, até mesmo em animais e plantas. O objetivo principal é chamar a atenção para a omissão dos governantes com a falta de programas e políticas públicas voltadas a essa parcela da população. Salientar a falta de ações voltadas à educação e orientações a respeito da doença, visando amenizar os preconceitos e abrir os olhos para a necessidade de assegurar o direito do cidadão, garantido pela Lei Orgânica da Saúde nº 8.080 de 19 de setembro de 1990.
Palavras-chave: albinismo, África, Lei Orgânica da Saúde, OCA, APALBA, GTSPN, assistente social.

O endereço pra baixar o texto é
http://www.castrodigital.com.br/2010/04/albinismo-olhar-africa-brasil.html

2 comentários:

  1. Oi vi a sua entrevista no programa do Jo pela globo internacional, e queria te falar que apesar de nao ser albino, virei seu fa,vc tem uma energia muito boa,e ainda mas faz trabalhos pra ajudar muita gente,parabens vc ganhou mas um fa,grande abraco.

    Cyro de Abreu
    Las vegas
    usa

    ResponderExcluir
  2. Oi Professor td bem??? Meu nome é Melina fui aluna sua no fisk e no colegio das irmãs, bem provavel q vc nao se lembre, mas eu sentava no fundo da sala, bem na minha, super quietinha, tao quieta q vc me chamava de "esposa perfeita", afinal era a unica q nao falava durante as aulas... kkkkkk
    Saudades das suas aulas, continuo te admirando um montao, muito sucesso pra vc! parabens pelo blog, pelas divulgacoes, pelo projeto de lei e princilpalmente por estar ajudando as pessoas...
    Sucesso pra vc sempre!

    ResponderExcluir