domingo, 14 de julho de 2019

ALBINO HOMENAGEADO

Ator do filme ‘Filhos da Lua na Terra do Sol’ é homenageado na Câmara

Na noite de 2 de julho, durante sessão na Câmara Municipal de Cuiabá, o vereador Marcrean Santos (PRTB) homenageou, com Moção de Aplausos, Hélio Simião de Almeida. Ele tem distúrbio de Albinismo Oculocutâneo e superou o problema de visão, causado pela síndrome, através do estudo, do trabalho e projetos que desenvolve na capital.
Hélio é biólogo e desenvolve trabalhos em escolas, creches e CMEIs municipais onde apresenta para crianças e adolescentes os riscos que o mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, zika vírus, febres amarela e chikungunha representa para a população.
A forma que Simão enfrentou os problemas e limitações decorrentes do albinismo chamou a atenção de produtores e cineastas, em 2016 ele recebeu o convite para participar do Filme ‘Filhos da Lua na Terra do Sol’, em um documentário de 15 minutos, foram abordados questionamentos inusitados sobre o que é ser albino em Cuiabá? Como pessoas que devem viver longe do sol conseguem sobreviver em uma cidade quente como Cuiabá?
O vereador Marcrean procura com a homenagem valorizar ações como a de hélio e combater o preconceitos e duvidas quanto o albinismo.
“Fiquei emocionado com a história de Hélio, sem duvida várias pessoas se sentem motivadas com o trabalho que ele desenvolve principalmente aquelas que nasceram com albinismo, por isso a moção é uma justa homenagem”, frisa o vereador.
FILHOS DA LUA NA TERRA DO SOL
O documentário tem 15 minutos e foi rodado entre junho e agosto de 2016, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães. São três personagens que ilustram o filme: Laudisseia, servidora pública do TRT Hélio, agente de endemias e Marcelo, professor de música e atualmente com cargo no Instituto dos Cegos.
PRÊMIOS
Melhor Filme Mostra Sesc de Cinema (Etapa Estadual – abril/2017)
Destaque Melhor Fotografia Mostra Sesc de Cinema (Etapa Estadual – abril/2017)
Destaque Melhor Desenho de Som Mostra Sesc de Cinema (Etapa Estadual – abril/2017).

Elizangela Tenório | Câmara Municipal de Cuiabá

Nenhum comentário:

Postar um comentário