terça-feira, 22 de janeiro de 2019

TELINHA QUENTE 344

Roberto Rillo Bíscaro

Martins Pena é conhecido e até respeitado por suas comédias, mas sua produção dramática sempre foi esnobada. Em Fernando ou O Cinto Acusador, o herói D’Harville é preso no mesmo calabouço onde seu pai fora encarcerado, também vítima do titular Fernando. E não é que D’Harville descobre o esqueleto do pai e, junto dele, o famigerado “cinto acusador”, onde estão escritas com sangue as seguintes palavras: “Vítima das perseguições do infame Fernando Strozzi. Um homem de honra viu aqui sua hora suprema. Aquiles, vinga a morte de teu pai”? Diz-se que um grupo montou a peça em tom farsesco e arrancava gargalhadas mediante tamanho melodrama absolutamente despreocupado com qualquer espécie de realismo.
Isso me veio muito à cabeça durante a trinca de episódios de Ordeal By Innocence, que a BBC exibiu na primeira quinzena de abril, do ano passado. De três anos pra cá, a estatal britânica tem transmitido modernizações da obra de Agatha Christie (leia a resenha pr’O Caso dos Dez Negrinhos), no Natal.
A história entupida de flashbacks roga pro telespectador esquecer qualquer escrúpulo realista ou verossímil e mergulhar em suas sanguinolentas águas turvas. Está tudo exagerado, desde a cinematografia às interpretações. E isso não é crítica derrogatória. É constatação.
Rachel Argyll, nobre milionária que não podia ter filhos e adotara cinco, aparece morta numa das salas de sua enorme propriedade. Seu rebelde filho Jack é suspeito, julgado e condenado pelo crime e até morre na prisão. Dezoito meses depois, um forasteiro que diz ser físico retornando duma expedição ao Ártico, apresenta-se na mansão com álibi inocentador pro finado Jack. Mas, se não foi ele, quem matou Rachel?
A desculpa pra que todos os suspeitos estejam reunidos no vasto espaço é o iminente casamento do patriarca Argyll com moça décadas mais jovem. Não demora pra descobrirmos que Rachel era megera indomada e todos possuíam motivos de sobra pra eliminá-la.
Resta saber, porque tamanha casca de ferida adotaria crianças e até uma negra, em plenos anos 50. Mas, lógica não é o forte de Ordeal By Innocence, que tem abrigo nuclear (atenção nele!), automutilação, homossexualidade enrustida, tendências suicidas e um terceiro capítulo com revelações e melodrama que fazem produção espanhola parecer contrita e, se encenados em chave cômica, rivalizariam com a obra de Martins Pena.
Tudo é over: a trilha-sonora, a disfuncionalidade da família e a cena final do fino e esbelto Bill Nighy, ou te arrepiará ou despertará gargalhada de prazer. Em mim, causou ambos. Os dois capítulos iniciais são interessantes e escuros também, mas francamente não me prepararam pro orgasmo de exageros do terceiro. Rapaz, esses ingleses, quando rompem o exoesqueleto fleumático da contenção das emoções vulcanizam com tiro, porrada e bomba!

Nenhum comentário:

Postar um comentário