terça-feira, 7 de maio de 2013

ONU PREOCUPADA

Ataques ritualísticos contra pessoas com albinismo na Tanzânia preocupam especialistas da ONU
Uma mulher albina na Tanzânia, que foi brutalmente atacada devido a rumores sobre seus poderes mágicos. Estes rumores trazem conseqüências mortais para os que possuem a anomalia. Foto: UNTV

Uma mulher albina na Tanzânia, que foi brutalmente atacada devido a rumores sobre seus poderes mágicos. Estes rumores trazem conseqüências mortais para os que possuem a anomalia. Foto: UNTV
Um grupo de especialistas independentes da ONU pediu atenção neste sábado (4) para a discriminação contra pessoas com albinismo na Tanzânia, na África, onde são vítimas de ataques ritualísticos e rotineiramente maltratadas.”Elas são vistas como fantasmas, e não seres humanos, que podem ser varridos do mapa mundial”, disse o grupo em uma mensagem marcando o Dia Nacional do Albinismo na Tanzânia.
Em vários países africanos, acredita-se que partes do corpo de albinos possuem poderes mágicos capazes de trazer riquezas se usados em poções produzidas por curandeiros. Alguns até acreditam que a bruxaria é mais poderosa se a vítima gritar durante a amputação, de modo que as partes do corpo são muitas vezes cortadas quando a vítima está viva.
Organizações não governamentais que trabalham na área documentaram 186 ataques deste tipo contra as pessoas com albinismo desde 2000. Sequestros e assassinatos foram registrados em 15 países africanos.
O Relator Especial sobre Execuções Extrajudiciais, Sumárias ou Arbitrárias, Christof Heyns, pediu que todos os atos de violência contra os albinos acabem e seus responsáveis sejam levados à justiça sem demora. O Relator Especial sobre Tortura, Juan E. Méndez, afirmou que “sob a lei internacional dos direitos humanos é dever do Estado proteger as pessoas com albinismo contra tais atrocidades”.
O albinismo é uma anomalia rara, não contagiosa, herdada geneticamente e que ocorre em ambos os sexos, independentemente da etnia, e em todo o mundo. Entre as consequências dessa condição estão a falta de pigmentação na pele, cabelo e olhos, causando vulnerabilidade à exposição do sol e luz brilhante.
http://www.onu.org.br/ataques-ritualisticos-contra-pessoas-com-albinismo-na-tanzania-preocupam-especialistas-da-onu/

Um comentário:

  1. TAMBÉM SOU ALBINO E FICO INDIGNADO COM ESTES ATOS MACABROS QUE ACONTECE COM OS ALBINOS NA AFRICA .
    ELES JA SABENDO QUE SÃO PERSEGUIDOS , DEVEM SE REUNIR E LUTAR POR SEUS DIREITOS , E COMBATER FOGO COM FOGO , PQ NÃO É PQ SOMOS ALBINOS QUE TEMOS QUE NOS ESCONDER DO MUNDO "se foço comigo ou com alguem da minha familia se a justiça não desse jeito eu daria o meu e faria com minhas proprias mãos .NUNCA SE SINTA INDIFERENTE POR SER ALBINO , VC NÃO É MELHOR NEM PIOR É APENAS DIFERENTE E NUNCA ABAIXE A CABEÇA PARA AS PESSOAS QUE TE ZOAM OU ZOMBAM DE VC .
    DIEGO BASTOS LOBO , BRASIL , 07 DE MAIO DE 2013 17:07hs.

    ResponderExcluir