sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ALBINISMO EM MACEIÓ

Pessoas com albinismo e baixa visão participam de palestra

O Grupo de Pessoas com Albinismo e Baixa Visão do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi contemplado com uma palestra, na última quinta-feira (29), no auditório do PAM Salgadinho. Ministrada pela gerente de metas para a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão (PNH/SUS) da Coordenação de Desenvolvimento de Recursos Humanos (CDRH), também da SMS, Lysianne Maia, a ação abordou o tema “Autoestima, como está a sua?”.

Para despertar a reflexão a respeito da autoestima em suas vidas, além de contar com a presença dos usuários do SUS que compõem o Grupo de Pessoas com Albinismo e Baixa Visão, o evento contou também com a colaboração dos familiares dos integrantes do grupo através do fornecimento de depoimentos entre os presentes na reunião, proporcionando assim, a aprendizagem através da troca de experiências. “O momento foi extremamente rico em termos dos depoimentos fornecidos pelos usuários e familiares acerca do modo como avaliavam a autoestima em suas vidas”, declarou a gerente de metas.

Lysianne destacou também a importância do amparo disponibilizado pela PNH na diretriz Fomento das Grupalidades, Coletivos e Redes, ao fazer-se presente em grupos como esses, que contribuem com o fortalecimento coletivo e incentivam, dentre outras questões, o empoderamento cada vez maior do usuário em relação à sua saúde e aos seus direitos.

Ainda segundo Lysianne, a PNH tem buscado sempre se integrar em ações com grupos como esses, pois essa política é fundamentada em princípios como cidadania, igualdade e justiça social, com ações coletivas voltadas para um SUS mais ágil, acolhedor e mais resolutivo, tendo como grande importância a participação ativa de todas as esferas de governo.

Grupo se reúne quinzenalmente no auditório do PAM Salgadinho

Surgido a partir da experiência da rotina de trabalho da assistente social do PAM Salgadinho, Luciana Ferreira, em conduzir as questões relativas às necessidades de saúde dos seus integrantes, que aos poucos o Grupo de Pessoas com Albinismo e Baixa Visão foi se consolidando, fortalecendo e agregando pessoas com albinismo, seus familiares e profissionais de saúde das áreas de dermatologia, psicologia, assistência social, enfermagem e farmacologia para o fornecimento de informações, configurando uma troca de experiências a respeito de questões relativas às necessidades de saúde que afetam esses usuários.

De acordo com Luciana, a proteção e prevenção da pele e visão desses usuários contra os agravos a que estão mais suscetíveis devido à condição de não produzirem melanina, são as condições especiais no qual se deparam para desempenhar satisfatoriamente suas funções na sociedade, pois convivem com a impossibilidade de frequentar ambientes expostos à luz solar direta ou indireta, além da baixa visão.

O grupo, que conta com a contribuição de conhecimento profissional das assistentes sociais Luciana Ferreira e Tereza Paes, se reúne quinzenalmente no auditório do PAM Salgadinho, às segundas-feiras, às 14h. Nos encontros são abordados temas voltados à saúde, autoestima, direitos sociais, entre outros, onde os componentes do grupo também assumem o papel de multiplicadores dos conteúdos apresentados nas reuniões em seu cotidiano. Para mais informações entrar em contato no telefone 3315-5295.
http://maceio.id5.com.br/noticias/?vCod=17110

Um comentário:

  1. É interessante a preocupação e o início de uma inovação no albinismo e baixa visão. Aos poucos a sociedade vai descobrindo novos valores para os portadores dessa deficiência. Parabéns ao grupo, aos palestrantes e ao blog que divulga esses eventos.
    Maria Lúcia - deficiente visual
    Serrolândia-Ba

    ResponderExcluir