sexta-feira, 7 de maio de 2010

PROJETO DE LEI EM CUIABÁ

Ver postagem http://www.albinoincoerente.com/2010/04/apamt-em-acao.html

Eis o texto do projeto de lei do protetor solar grátis para albinos, que tramita na Câmara de Cuiabá.

Parabéns à Madá e a todo o pessoal da APAMT pela conquista!

Estado de Mato Grosso

Câmara Municipal de Cuiabá

Plenário de deliberações

Projeto de Lei nº 0002/10 do Vereador Chico 2000, em 29/04/2010.

Obriga o município de Cuiabá a fornecer gratuitamente o protetor solar específico às pessoas portadoras de albinismo e dá outras providências.

A Câmara Municipal de Cuiabá

Art. 1º - Fica o município de Cuiabá obrigado a fornecer gratuitamente às pessoas de baixa renda, portadoras de albinismo, devidamente comprovado por laudo médico do SUS – Sistema Único de Saúde, que residam no município de Cuiabá.

Art. 2º - A distribuição do produto que trata o caput desta deverá ser de quantidade suficiente para ter sua aplicabilidade em intervalo de 02 (duas) horas.

Art. 3º - O laudo médico que atesta o albinismo deverá especificar o modelo apropriado de protetor solar, seu tempo e a necessidade de uso.

Art. 4º - O município de Cuiabá elaborará um cadastro com toda as pessoas portadoras de albinismo que sejam beneficiadas por esta lei. E publicá-la-á semestralmente para conhecimento da população.

Art. 5º - O gozo desses direitos será garantido mediante o cadastramento feito nos postos de saúde.

Art. 6º - As despesas para execução desta lei correrão por conta de dotação orçamentária própria.

Art. 7º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação e revogará todas as disposições em contrário.

Justificativa

O albinismo é uma hipopigmentação congênita – ausência parcial ou total do pigmento na pele, nos cabelos e nos olhos. Existem vários tipos de albinismo, entretanto a forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo, denominado óculo-cutâneo. Esta patologia, que decorre de um bloqueio incurável da síntese de melanina, ao afetar os olhos, sob a forma de nistagmo, redução da acuidade visual, estrabismo, fotofobia, perda da percepção de profundidade, causa deficiência visual moderada a séria.

A pele afetada tem grande propensão ao câncer de pele. O cotidiano do albino, portanto, é marcado pela intolerância à luz solar, ameaçado constantemente, pelos riscos da cegueira e do câncer de pele.

Sobre as estatísticas com relação ao albinismo, não se sabe dizer quantos são portadores dessa doença, até porque o censo do IBGE ignora os albinos, que são classificados como brancos, desse modo os albinos são invisíveis aos olhos do poder público.O uso de protetor solar minimiza a ação danosa do albinismo, possibilitando a estas pessoas a possibilidade de exercerem suas atividades de trabalho e estudo durante o dia.

O que ocorre é que o alto custo do protetor solar torna impraticável que pessoas de baixa renda adquiram o produto, obrigando a passarem a maior parte do dia em casa, por ser danosa sua exposição aos raios solares.

Neste sentido submeto aos nobres pares o presente projeto à apreciação de Vossas Excelências, esperando receber a aprovação, por ser conveniente oportuno e de utilidade pública.

Sala das sessões, em 29 de abril de 2010.

(Encontrado em http://www.causaalbinamt.com/2010/05/projeto-de-lei-para-distribuicao.html)


2 comentários:

  1. Essa vitória (parcial ainda, mas já uma vitória...) aconteceu graças ao esforço do Juari, associado Apamt e seu tbm, afinal, foi vc que iniciou tudo isto aqui! (Que bom que vc decidiu ser albino! rs)Parabéns em dobro p vc! bjooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Bem, acredito que foi preciso um grande esforço para tal, visto que os albinos sao muito despresados na sociedade, pelo simples facto de sofrerem desta doença se assim podemos chamar. Desejo do fun do do meu coraçao que esta trabalho va em frente e tenho a certeza de que DEUS vai abençoar. Para todos os Albinos Eu mando um abraço, e acreditem sempre em voçes e de que voçes sao pessoas normais tal como todos. E como o mundo eh feito de diferença entao esta eh a nossa em relaçao aos outros seres, eh simplesmente mais um tom de pele, tal existe o escuro (Negro) os amarelos, os de cor vermelha e os chamados brancos etc em fim somos todos iguais e por isso temos as nossas diferenças, tais essas que os demais nao querem simplismente aceitar. Paz e Vida.

    ResponderExcluir