sábado, 22 de maio de 2010

GIANNAZI INDICA

Nova ação do deputado paulista Carlos Giannazi em prol dos albinos do estado.

A fim de acelerar o processo de obtenção de direitos específicos pra nossa minoria, Giannazi apresentou a seguinte indicação ao governador:

INDICAÇÃO Nº 779, DE 2010
INDICO, nos termos do artigo 159 da XIII Consolidação do Regimento Interno, ao Excelentíssimo Senhor Governador que determine medidas no sentido de melhorar o atendimento dos alunos albinos nas escolas estaduais, principalmente no que diz respeito ao cuidado com a pele, à utilização de equipamentos óticos se necessário e adequação de material didático.

JUSTIFICATIVA
O Albinismo confere à pessoa a cor branca (rósea) da pele, dos pelos do corpo e olhos, devido à ausência da produção da melanina - substância que confere a proteção aos raios UVA e UVB. Em consequência, as pessoas estão sujeitas a desenvolver precocemente diminuição da acuidade visual e até cegueira, além de inúmeras lesões de pele pré-cancerígenas e cancerígenas, mesmo quando expostos à iluminação solar indireta. Apesar da abrangência de uma importante parcela da população, as pessoas com albinismo vivem hoje em um processo discriminatório constante e em situação de pobreza e abandono, obrigadas a se lançarem cedo no mercado de trabalho geralmente informal, em atividades desenvolvidas sob grande exposição solar, tais como: ajudantes de pedreiro, jornaleiro, verdureiro, o que contribui para agravar suas mazelas. Apesar disso, até o momento, inexistem ações públicas específicas voltadas para a acessibilidade e inclusão das pessoas com albinismo. Existem vários tipos de albinismo, entretanto a forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo. O cotidiano do albino, portanto, é marcado pela intolerância à luz solar e ameaçado, constantemente, pelos riscos da cegueira e do câncer de pele. Por ser considerada uma pessoa com necessidades especiais, o albino precisa de apoio para que seja assegurado o exercício dos seus direitos básicos "É preciso dar visibilidade à luta das pessoas com albinismo, mobilizar estas pessoas e, principalmente, sensibilizar os poderes públicos para os problemas enfrentados pelos albinos", avançando na quebra da "invisibilidade" das pessoas albinas, porque quanto menos o albino aparece, menos consegue alcançar seus direitos".
www.carlosgiannazi.com.br
Deputado Carlos Giannazi

(Fiquemmos com a indicação claríssima da banda canadense Great Big Sea.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário