quarta-feira, 19 de maio de 2010

O FURO DO OSCAR ARGENTINO

Com hóspede argentino em casa, pareceu-me cortês convidá-lo a ver El Secreto de Sus Ojos, Oscar de melhor filme estrangeiro deste ano. Já vira a película há um par de semanas, mas não me custaria vê-la novamente.

Como imaginei, foi interessante porque Carlito me explicou algumas coisas referentes à ditadura militar argentina. Descobri que uma das personagens é baseada numa pessoa real, além de outras informações.

El Secreto de Sus Ojos me agradou de modo geral, especialmente no nível das questões pessoais abordadas pela narrativa. Também gostei das atuações, fotografia, enfim, é um filme que não me desagradou ver uma segunda vez em período tão curto.

Entretanto, 2 furos no roteiro me incomodaram muito. Duvido que todos os demais concorrentes ao Oscar fossem inferiores ao filme argentino pra que essas falhas fossem desconsideradas pela Academia.

A parte policial da trama foi a que me irritou. Onde já se viu um detetive descobrir quem é o assassino olhando apenas pra 2 fotos?! E só porque o carinha tava encarando a moça nas 2!!! É pedir demais, né?

Depois, os policiais decidem procurar o estuprador-assassino num campo de futebol (sequência tecnicamente perfeita) e o encontram logo na primeira vez, ao lado deles, numa cancha repleta!!! Boludo, déjate de joder!

Bastaria uma linha de diálogo pro roteirista tapar esse buraco. Era só o parceiro dizer ao protagonista que estava cansado de procurar em estádios. As coisas não podem acontecer assim, de repente, num roteiro. O espectador tem que ser preparado e levado a crer no que acontece; as coisas não podem se dar por magia, a não ser que o filme seja nessa linha.

(A única mágica que me cativa nestes dias é a da Olivia Newton John...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário