quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CONTANDO A VIDA 162

MEU BRASIL BRASILEIRO...

José Carlos Sebe Bom Meihy
Para Eliana Malta.

Seria difícil imaginar o que Ary Barroso quis dizer com a frase “meu Brasil, brasileiro”. O samba gravado para o carnaval de 1939, exatamente no momento da tensão que se arrebentaria na eclosão da Segunda Guerra Mundial, interna um conteúdo nacionalista inegável e coerente com o tempo. Por lógico, justificava-se naquele então o uso de bandeiras e a sagração do verde/amarelo como forma de expressão de amor à pátria. Isso me veio à cabeça por ocasião das manifestações políticas recentes e em particular pela retomada “patrioteira” encerrada no slogan do atual governo do PMDB. O lema “ordem e progresso”, derivado do esvaído positivismo comteano, me leva de volta ao significado “cívico” dos velhos tempos. Sim, é importante insistir nos chamados “velhos tempos”, e trazer à baila algumas incompatibilidades entre o passado e o presente.

O mundo moderno, com seus avanços eletrônicos, sugere vivência das mudanças. Nem dá para imaginar nossas vidas sem computadores, celulares, internet. Enfim, em tão pouco tempo assimilamos algumas situações que pareciam loucas há trinta anos. Outro dia conversava com meu filho que se lembrou, por exemplo, da primeira vez que viu um código de barras ou usou o controle remoto para a televisão. Parece que séculos foram acelerados com um toque de botão forward.  Mas então, como conciliar tantos arrojos técnicos com retomadas culturais e políticas tão conservadoras? Foi pensando nisso que retomei o teorema central da vida brasileira hoje: desafios modernos com conservadorismo tacanho. Confesso que me é difícil supor que as duas pontas sejam do mesmo novelo, contudo, meu dever de historiador implica entender os fatos para explicá-los. Munido do dever de clareza, lembro que abrigamos em nosso país as maiores polarizações do planeta. Tendo em conta o Índice de Gini – o mais importante instrumento matemático para mensuração das condições de renda e qualidade de vida das populações – nota-se que o Brasil compreende ao mesmo tempo o índice mais elevado e a média mais baixa da Terra, tudo junto. Há em muitas de nossas cidades e até no campo, algo igualável ao padrão de vida dos países escandinavos, com atendimento médico e escolar, com soluções de mobilidade e moradia comparáveis a Suécia, mas... mas, há também bolsões de miséria em equiparação aos dramas de Niger, na África, pior país avaliado no ranque de 188 países avaliados pela ONU.

Mesmo para nós brasileiros é quase imperceptível constatar tais abismos. De tal maneira estamos acostumados com a indigência que mal a enxergamos. Nos é muito mais glamoroso notar o progresso e o desenvolvimento arremedado dos ditos “países desenvolvidos” ou do “primeiro mundo”. E assim também não vemos que nossas elites são constituídas majoritariamente de homens, brancos, de alta renda, integrados nos esquemas da norma culta. A tal ponto chegamos que hoje a judicialização da política rebaixa os poderes executivos e legislativo. Ainda que a maioria da população seja constituída de mulheres, pagamos o vexame de ser um dos poucos países sem representação no primeiro estágio de governo. E o que dizer dos negros, banidos das lideranças, inclusive das forças armadas e do clero católico? Tudo, diga-se, em nome da meritocracia. A chamada competência tem se mostrado incompetente para reconhecer que democracia é lugar de todos. De todos, sem distinção de gênero, raça, credo, orientação sexual, nível de ensino. Aliás, vale recordar que até a constituição de 1988, analfabeto não podia votar. Caberia a eles pagar impostos, serem sujeitos às penalidades legais, mas votar não. O avesso dessa condição também intriga, pois se ter “cultura” significasse algo, séculos de dominação governamental comandada pela tal elite nos teria colocado no suposto “berço esplêndido”.  

Vale notar que muitos decantam a pluralidade como virtude da cultura brasileira. A “mistura” emblemada na “democracia racial” seria como nossa digital, marca única no mundo tão homogêneo, mas, na prática, em termos políticos, na realidade das representações, temos o inverso. É exatamente essa contradição que me faz perguntar do “Brasil, brasileiro” onde foi parar o “mulato inzoneiro”, e, sem poder “cantá-lo em meus versos”, dirijo a pergunta exatamente para os que se ufanam de usar o verde/amarelo e saúdam um governo que não foi eleito pelo povo: é esse mesmo o tal “Brasil, brasileiro?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário