domingo, 25 de janeiro de 2015

FEVEREIRO ALBINO EM MACEIÓ

Grupo de albinos da SMS retoma as atividades em fevereiro


O Grupo de Albinismo do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), após o período de recesso, vai retomar suas reuniões mensais no dia 3 de fevereiro. As reuniões acontecem toda primeira terça-feira de cada mês no PAM Salgadinho (Poço), à partir das 8h30. O grupo local foi criado em julho de 2012.
Segundo Luciana Ferreira, servidora do PAPD, o grupo tem como meta para 2015 a criação da Associação Estadual de Albinismo e Baixa Visão. “Com esse grupo, podemos consolidar as atividades que ao longo desse tempo viemos desenvolvendo aqui, como informações sobre prevenção, direitos sociais, educacionais e sobre políticas públicas”, explica.
Os pacientes cadastrados no programa da SMS, além de receberem orientações sobre seus direitos, também recebem mensalmente protetores solares para garantir a proteção contra os raios solares. Luciana Ferreira esclarece, ainda, que aqueles pacientes que desejam fazer parte do grupo e receber o produto devem levar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência e encaminhamento do dermatologista e oftalmologista atestando o albinismo e a baixa visão até a coordenação do PAPD no Pam Salgadinho para efetivar o cadastro. O único critério exigido é ser residente do município de Maceió.
“Após o cadastro com os documentos na coordenação, o paciente será encaminhado para o dermatologista e para um Centro Especializado em Reabilitação visual para as consultas oftalmológicas. Assim, ele passará por todo o acompanhamento médico e poderá ser atendido pelo Grupo de Albinos de forma integral. Porém, se o paciente tiver dificuldade em conseguir atestados, nós do programa já encaminhamos para o médico”, afirma a servidorado PAPDdo Pam Salgadinho, Luciana Ferreira.
Entrega de protetores solares
Em dezembro de 2014 o PAPD da SMS em parceria com a Gerência do Núcleo de Atenção à Pessoa com Deficiência (GNAPD) da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realizaram a entrega de protetores solares e chapéus para proteção contra os raios solares. Ao todo, 25 pacientes foram beneficiados com a ação. “A entrega dos protetores visa a prevenção contra os raios solares, já que tem fator 50 e garante uma boa proteção contra o sol para essas pessoas. Além disso, os chapéus UV protegem contra 98% dos raios solares”, afirma.
Pessoas com albinismo devem usar proteção solar sempre que estiverem em ambientes expostos ao sol e ter o acompanhamento médico de um dermatologista para avaliação da pele e detecção de lesões que possam predispor ao surgimento de câncer na pele.
O albinismo é a ausência parcial ou total do pigmento na pele, nos cabelos e nos olhos. A sua forma mais perigosa é a que determina a total ausência de pigmentação por todo o corpo: o albinismo oculocutâneo. A patologia aumenta as chances de surgimento de câncer de pele e também o risco de cegueira pela intolerância à luz solar.
O PAPD lembra ainda que os assistidos pelo programa que não pegaram seus kits com protetor solar e chapéu podem se dirigir até a sede da Sesau, localizada na Avenida da Paz, nº 1164, Centro (próximo ao Restaurante Carne do Sol do Picuí).
Cuidados no verão
O PAPD reforça que no período das altas temperaturas, os albinos devem tomar cuidados redobrados com a exposição ao sol. É recomendado o uso de protetor solar, chapéu, roupas de manga, guarda-chuvas e evitar ir à praia antes de 16hs. Esse cuidado também se estende às crianças que brincam nas ruas ou quintas de casa, para que os pais fiquem atentos ao uso da proteção, por conta da grande sensibilidade ao sol dos portadores de albinismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário