segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

CAIXA DE MÚSICA 154

Formada em 1987, a banda norte-americana Smashing Pumpkins nunca teve destaque no meu radar, embora esteja a par dos projetos ambiciosos de Billy Corgan; é álbum conceitual dentro de álbum, faixas lançadas a conta-gotas na internet e por aí afora. Também sei que – como Robert Smith faz com o The Cure – Corgan controla tudo com punhos de ferro, sendo o único Abóbora com poder.
Como acho sua voz um tanto enjoativa às vezes, evito, mas quando Monuments to an Elegy saiu dia 9 de dezembro, ouvi, esperançoso de resultar em pauta pra Caixa de Música. Deu certo.
Decepcionou-se quem esperava uma obra-prima conceitual-progressiva-messiânica-densa. Monuments to an Elegy é conciso, direto e simples em seus 33 minutos. 9 faixas homogeneamente boas, fazendo do disco um produto bem consistente.
Anaise! tem pegada de disco music; ainda bem que alguns roqueiros finalmente superaram o feudo quadridecenal com o subgênero dançante. Run2me tem jeitão oitentista, na qual a bateria de Tommy Lee (do Mötley Crüe) soa como se estivesse numa canção de Phil Collins. Dorian é synth pop anos 80.
O grande filão do álbum, porém, é rock alternativo com sonoridade predominantemente noventista, com fios graves de guitarras trançadas. Mesmo que teclados gelados oitentistas se intrometam em Monuments e Tiberius, a sonoridade remete à década retrasada.    
A decantada megalomania de Billy Corgan apresentou-se apenas no título, Composto por canções decentes, o álbum está muito aquém de conter monumentos para elegias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário