terça-feira, 11 de junho de 2013

RESENHA ALBINA

Em maio, conversei sobre minha autobiografia Escolhi Ser Albino com alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola Luiza Nori, de Penápolis (SP). Leia sobre e veja fotos clicando aqui.
Na ocasião, a professora de português das turmas, Regina Ferreira, presenteou-me com uma resenha escrita pela estudante Uálida Chéryda.
Gostei tanto que a reproduzo abaixo:
 
Escolhi Ser Albino (Roberto Rillo Bíscaro)

Eu escolhi o livro “Escolhi Ser Albino” pelo fato do autor Roberto ter uma experiência de vida incrível. Recomendo o livro, tem um contexto excelente que mostra a vida de um albino antes mesmo de ter vindo ao mundo, conta suas brilhantes experiências, inclusive o bullying sofrido.
Roberto escolheu negar seu albinismo por um longo tempo. Depois de anos conseguiu entender essa importante parte de sua identidade.
Sua experiência de vida contada no livro é incrível, aprendeu superar os preconceitos e viver seus objetivos, que não foram poucos.
O autor conta de sua própria vida, superando diversidades. Ele relata que os insultos e as dificuldades sofridas ao longo de sua vida resultaram na segurança e autoestima que possui hoje.
Acredito que tudo isso pra ele não tenha passado de mais um preconceito inútil, pois veio ao longo de sua vida superando dificuldades maiores.
Para ele, nada “de menos” era o suficiente, queria sempre alcançar mais e mais para mostras às pessoas preconceituosas o quanto ele é capaz de ser sempre mais.
Hoje ele tem amigos que respeitam sua diferença e limitação, alunos que o admiram, colegas que o valorizam e pessoas que se inspiram em seu trabalho como ativista albino.
Como ele mesmo citou em algum parágrafo de seu livro, “originalidade não é o forte de gente preconceituosa”.
Vale a pena ler e conhecer sobre esse grande homem que é Roberto Rillo Bíscaro.
Leiam e aproveitem.

Uálida Chéryda – 3º B
 
Fico lisonjeado de estar motivando jovens para a leitura e faço votos de que Uálida continue escrevendo. Sempre digo a meus alunos que quanto mais se escreve, mais fácil fica. Como ir à academia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário